domingo, 4 de novembro de 2012

O bóson nosso de cada dia


- Você viu só? Encontraram o Bóson de Higgs!

- É? Que interessante. E... Supondo que eu não faça a menor ideia do que seja isso e esteja mais perdido do que bom senso em cassino, o que realmente isso quer dizer?   

- É que essa nova partícula pode ser a prova de que o Big Bang realmente aconteceu, entendeu?

- Ahn. E... Esse tal de...

- Big Bang!

- Foi...

- A Grande Explosão! O Espirro Primordial! O grande “QUE FOI ISSO, MINHA GENTE?”, ou o “É AGORA QUE EU MORRO!”, “ESTOU TENTANDO LER AQUI, PÔ!”, ou...

- Foi um barulhão maior que uma bomba atômica explodindo dentro de um vulcão cheio de lustres de cristal, já entendi. E o que esse Grande Estrondo Jamais Visto - e Ouvido – tem, ou melhor, teve de tão importante? 

- Ora, ele foi a origem de todo o Universo. Eu e você não estaríamos aqui agora se não fosse pelo Big Bang.

- Hmm... Mas... Meu pai e minha mãe não teriam alguma coisa a ver com o fato de eu estar aqui agora?

- A curto prazo, sim, mas eu me refiro ao início de tudo, toda a vida.

- Toda mesmo? Até a subjetivamente questionável, como vírus, viciados em tv aberta e pseudo gurus de Twitter? Pensando bem, estes últimos são praticamente um tipo diferente de vírus...

- Sim toda a vida. Até a que dá medo.

- Certo. E o que a descoberta desse... Elemento vai mudar em nossa vida hoje, agora, nesse momento? Ela vai fazer com que o cachorro do meu vizinho pare de olhar para o meu com jeito esnobe ou vai fazer com que o rapaz da padaria pare de colocar as caixas de leite em cima dos meus pãezinhos quando os empacota?

- Bem, eu... Acredito que provavelmente não. Mas e porque isso é tão importante pra você?

- Porque eu não gosto de comer um pão no café da manhã que parece mais uma minipizza sem cobertura.

- E porque não troca de padaria, então?

- Porque aquela é a que está mais perto.

- Ou seja, é a única que faz parte do seu Universo.

- Pode se dizer que sim.

- Então concorda que seu Universo tem o tamanho que você permitir que tenha?

- Hmm... Sim. Acredito que sim.

- Está vendo? É exatamente pra isso que serve a descoberta do Bóson!

- Pra... Criar uma originalíssima forma de energia que alimentará um novo tipo de veículo muito mais barato e rápido, o que nos permitirá comprar pão em outros lugares, livres da opressão de funcionários mesquinhos e indolentes?

- Err... Não. Ele serve para que ampliemos nossa percepção de mundo, tal qual um...

- Padeiro que... Só faz um tipo de pão e de repente aprende que existem muitas outras formas e receitas diferentes de pão, esperando para serem manualmente moldados e causticamente calcinados a uma temperatura adequada?

- Mais ou menos isso. Mas acredito que você deva - literal e figurativamente - ampliar seu Universo, passando a conhecer...

- Bolos, croissants, empadinhas? Possibilidades múltiplas e variáveis. E eu achando que já estava achando que esse tal...

- Bóson! 

- Seria mais inútil do que usar um guarda-chuva para tentar apagar um incêndio florestal.

- Bem, pode-se dizer que isso já é um bom começo.

       

21 comentários:

  1. Oi Jacques
    Apesar de acreditar no velho e antiquado Adão e Eva, eu gostei do post, dei muita risada kkkkk, vc é simplesmente sensacional com esses diálogos!
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Eita, esse tal bóson vai ser o "pipoco do trovão" então! Imagina a padaria do Tokio com mil e um diferentes pães e derivados...
    Eu acredito mais na costela de Adão que fez Eva e depois eles descobriram que além do Paraíso, havia um paraíso bem no meio...
    Big Bang nessa altura do campeonato, se acontecesse por aqui ia ser a limpeza atômica da corrupção. Salve Brasília!
    bjks doces Jacques e adorei seu diálogo Big Bang!

    ResponderExcluir
  3. Bem elaborado e muitíssimo interessante...

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Formidável, Jacques!
    Foi bem essa a reação da maioria das pessoas sobre a descoberta da "partícula de Deus"...Rsrs
    Ocorre que só Deus sabe quais efeitos uma descoberta da ciência pode acarretar para a nossa vida prática. A única certeza é que esses efeitos virão...
    Foi assim que chegamos até aqui!
    Seja o que Deus quiser!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacques,

    Tudo bem? Não acredito na costela de Adão porque seria muita dependência e prefiro acreditar na igualdade dos átomos, desde sempre. Não penso na nossa origem, seja pelo sapiens ou pelo Big Bang e prefiro pensar que estamos perdidos em um sonho, pois pelo menos ainda haverá esperança na clonagem da espécie, mas claro que se resistimos ao fim do mundo em 2012.

    Boa semana e ainda estou rindo do bóson.

    ResponderExcluir

  6. Olá Jacques,

    Você é fantástico com seus diálogos. Já disse isso, mas repito, pois é sempre o que me vem à mente quando estou lendo seus textos.
    Quando li o título pensei: "não faço a menor ideia do que seja "bóson" e logo vi a mesma manifestação no diálogo (rsrsrs).

    Reduzimos nosso Universo a um mundinho insignificante, por comodismo e falta de criatividade. A descoberta do Bóson será bem vinda se puder nos fazer alargar nossos horizontes, pelo menos para variar de padaria (rsrsrs). Precisamos mesmo ampliar nossa percepção de mundo,
    passando a enxergar e fazer uso das inúmeras possibilidades que Deus colocou ao nosso dispor.

    Adorei.

    Ótima semana.

    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  7. Vc deveria escrever para revistas tem uma percepção de poucos...adorei, essa frase me fez refletir muito:

    - Então concorda que seu Universo tem o tamanho que você permitir que tenha?

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacques.
    Cara, eu não tenho palavras para descrever o quanto aprecio seus textos..esses diálogos, as referências cotidianas (o funcionário que coloca o leite encima do pão XD)mesclados á um assunto interessante e atual..parabéns!
    Olha, posso te dizer que no universo dos mangás existe obras que abordam todos os gêneros, até coisas que vc sequer imaginaria rs. Acontece que não são todas as obras que fazem sucesso para virar animação.
    Não li essa obra que citou, mas por falar em 2ª Guerra, me fez lembrar de um quadrinho sensacional chamado MAUS. Onde conta-se a história da guerra tendo como protagonista os animais: os ratos são os judeus, os gatos são os alemães, os cães são os americanos e por aí vai.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Menino, e eu que achava tudo isso história de quem não tem o que fazer... vc conseguiu fazer com que eu mudasse de ideia! Parabéns!
    Taí uma coisa que eu não havia me dado conta... nosso Universo é do tamanho que permitimos... amei essa frase!

    Vim agradecer seus comentários gentis no meu blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite!
    Jacques...
    Tudo bem?
    estava pensando aqui...e concordo com a afirmação:"seu Universo tem o tamanho que você permitir que tenha"...
    ...mas há os que não buscam ampliar seu Universo. Os que já sabem que tudo que precisam está dentro de si próprios, que se bastam e mais nada necessitam do próximo.
    Só consigo pensar que há e há. Há quem necessita do contato e os que não. Os que interagem e se multiplicam e os que vivem bem em seu próprio Universo...
    Obrigado!
    Ótima semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. OI JACQUES!
    MUITO LEGAL E ENGRAÇADO, TEUS DIÁLOGOS SÃO DEMAIS.
    EU AINDA PREFIRO CRER QUE A ORIGEM DO UNIVERSO VEM DE DEUS,É MENOS COMPLICADO.
    ABRÇS
    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  12. Jacques! Você se supera em cada diálogo. Sensacional a sua forma de articular e dialogar sobre assuntos complexos, mas de forma leve e bem humorada. Criativo e envolvente o seu texto. Que a descoberta dessa partícula nos proporcione boas experiências. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi, grande amigo Jacques!
    Cara, esses dois entendem até de física quântica!
    É realmente algo muito difícil para nós, leigos, entendermos essa partícula subatômica, mas aqui, com essa dupla histriônica, ficou fácil de entender e muito divertido. Está muito didático.
    Creio que nós e o Universo viemos de uma matéria muito mais complexa e ininteligível aos nossos olhos e cognição.
    Tua sátira é oportuna e muito bem engendrada.

    Parabéns pela engenhosidade!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Na minha simplicidade, não entendi a festa da ciência na descoberta da "partícula de Deus". E pra que obter provas de que o Big Bang realmente aconteceu? Por mais que seja importante o passado, a origem do universo não vai alterar o nosso hoje. E é ele que precisa de atenção, para que tenhamos um amanhã. Para mim, a vida é obra divina.
    Você provoca reflexões com diálogos bem construídos e fundamentados. Sempre aplaudo suas postagens. Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olá querido amigo Jacques! A Ciência tenta buscar mecanismos para provar que existe vida além do Planeta Terra.Oras, existindo água, com certeza existe outro planeta com vida, será que são os chamados ETs kkkk.Ah, e quanto ao Big Bang houve uma explosão no Universo que formou o Planeta Terra, só que eu tb não vi e nem ouvi rsrs.Existem tantas coisas no Universo, se fosse para aprender tudo ficaríamos loucos, com o Big Bang veio os primeiras células, ai como vc diz no seu texto.E continua o mistério, quem nasceu primeiro a Vaca ou o Boi ? Eu acredito em Deus .Ex. a padaria que é sempre a mesma que costuma-se ir, não olhamos e não vamos para outras.E seu texto ficou excelente para refletir, que a vida não é só no nosso mundinho, existe tantas culturas diferentes, Deuses diferentes, e por ai vai.E saber que o Universo contém 9 planetas, o Sol uma estrela de 5º grandeza que ilumina a Lua( único satélite natural do planeta terra) outros são satélites artificiais para uso da climatologia, espiar a plantação de países vizinhos etc...Não sei se vc sabe, furacão pode ser provocado pelo homem, etc...Afff

    Parabéns pelo texto!

    Amigo você pegou o selinho que estou oferecendo a todos os amigos.Selo Taça de Ouro.Se vc quizer está na lateral do blog Ok.

    Beijokas no coração. Um feliz final de tarde.

    ResponderExcluir
  16. Olá Jaques.Gostei muito do diálogo, principalmente a parte em que diz que o nosso universo é do tamanho que nós permitimos. Muito verdade, por vezes vivemos em universos diminutos por falta de coragem para os ampliar.
    Obrigada pelo teu comentário lá no meu blog.
    Um abraço e um alegre final de semana.
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacques

    Adorei a frase: "Mais perdido do que bom senso em cassino".

    É verdade que é imprescindível ampliarmos. Para o peixe o aquário é o mundo todo!

    A ciência traz a possibilidade da ampliação, a espiritualidade faz com que seja mais ampla a visão, digo espiritualidade, não religiosidade.

    Este está especialmente interessante e atraente pelas reflexões que provoca.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Jaques, meu amigo! Cada vez mais inspirado e escrevendo melhor! Adorei! Obrigada pelo carinho e pelo comentário! Tem post novo! Não tenho conseguido visitar a todos como gostaria.....
    Um abençoado e feliz fim de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Quando se fala em Universo, cada um tem o seu, na medida certa pra sua comodidade. Por mais que o Bóson tente trazer esclarecimentos sobre todo o Universo, a compreensão disto é limitada; muito para alguns e pouco para outros.
    Mas qualquer percepção já é um começo. Mesmo que vá de pão fracês a sonhos de creme...
    Muito bom.

    Tenha um bom domingo. Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Jaques,meu caro amigo!

    Fantástico seu texto!
    Eu ainda prefiro acreditar que a vida é uma invenção maravilhosa e divina.
    Como sempre descreve de forma magistral seus textos. Sempre usa de muita criatividade e com uma dose de humor bacana e bem arquitetado...

    Grande abraço amigo!
    Bjs!

    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  21. Olá Jacques!

    Boa noite, meu amigo.
    Óptimo, texto! Óptimas reflexões. É verdade, o universo tem o tamanho que cada pessoa concebe para si. É o seu pequeno mundo.
    Desculpa a ausência, tenho estado doente. Nesta postagem relato o sucedido:

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/11/voltei.html

    Obrigada pela amizade e pelo carinho.

    Um abraço,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir