sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Gerações




- Filho! Larga desse computador e vem jantar.

- Já vou, mãe! É só eu passar de nível com o Phrödo Anakirkwalker, meu maguerreiro de Knight Wars on line...

- Você só vai “passar de nível” em alguma coisa quando parar de perder tempo com isso aí. Vem comer. 

- Comer? O destino do mundo - literalmente - em minhas mãos em minhas mãos e você quer que eu perca tempo comendo, insensata progenitora?

- PAULO ALBERTO MASCARENHAS COSTA! Do que foi que você me chamou?

- He... Nada não, mãezinha querida. É só eu conseguir derrotar o maldito Lorde Kraalmoor no topo...

- Da Torre de Nündevar. Como é que os jovens de hoje tem paciência para jogarem esses jogos sem fim, mas mal tem paciência para clicarem duas vezes no mouse? Paradoxo irritante, esse...

- Isso mesmo, na Torre... Espera aí! Como é que você sabe disso, ahn?

- Ora filhão, eu ajudei a criar esse jogo no meu tempo livre.

- Ah é, é?

-Ah é, sim! Se duvida, abra uma caixa de diálogo, digite “TEIMOSIA” e aperte Ctrl + Home...

O garoto faz o que sua mãe pede, e na tela aparece um dragão vermelho que escreve “Nunca duvide de sua mãe, Paulo” no céu com sua chama e após, faz cara feia para o garoto.

- Viu só como é verdade, seu cético?

- Cético, não! Céltico em treinamento, por favor. Hmmm... Elimine o impossível, e o que sobra, por mais improvável que pareça, é a verdade.

- Conan Doyle... Mas que filhinho inteligente, esse meu.

- Star Trek, na verdade. Mas como foi que você aprendeu a criar jogos tão legais, mãe? E porque você raramente me elogia?

- Eu raramente faço isso, filhote, porque elogio é igual à canela em pó: se usar demais, estraga. E, por sinal, eu retiro este meu último elogio. E eu aprendi a criar jogos no meu tempo livre, e vocês, cybers Tche Guevaras de lan house deviam aprender a...

- Não fala assim dos meus amigos, não! Semana passada mesmo, ficamos horas e horas conectados tentando convencer as pessoas a desligarem seus pcs para economizar energia!

- E... Conseguiram algo com isso?

- Mas é claro que sim! Mas que pergunta. Conseguimos entupir os servidores e provocar um apagão aqui no prédio. Não era bem isso que pretendíamos, mas estamos apenas no início de uma revolução...

-Tecnológica que mudará os rumos da visão humana do Universo... Vocês lêem spams, mas não livros? Acho que isso explica o suficiente. Mas o que se pode esperar de jovens que não diferenciam informação de conhecimento...

- E tem diferença, mãe?

- Mas é claro que tem, jovenzinho. Informação é a cobertura do bolo e conhecimento é abocanhar um bom pedaço de bolo e ainda apreciar o sabor ouvindo uma boa música. E lembrar da experiência para o resto da vida.

- Legal isso. Mas dá trabalho.

- Por isso mesmo é que vale a pena. E trabalho de verdade é tentar ensinar a vocês que “informação” não é sinônimo de “informa ação”...

- He, he... Boa essa, mãe.

- Foi uma boa piada, mas eu preferiria que você a tivesse feito.

- Lewis Carrol!

- Isso mesmo, filhão esperto.

- Foi ele que escreveu O Mágico de Oz, onde o Grinch, com a ajuda do mago Merlin tem de jogar o Um Anel dentro da Arca da Aliança para libertar o Fantasma do Natal Passado e assim descobrir o verdadeiro significado do Espírito de Natal, não é?

- Retiro meu elogio. De novo. Ai, ai...

16 comentários:

  1. Como de costume ficou bom, parabéns Jacques.

    ResponderExcluir
  2. Jacques, como é difícil os pais passarem para jovens como esse que o texto coloca como exemplo, a realidade de uma vida que deve ser pautada pelos rumos racionais e sensatos. Como ter jovens de bom senso em meio a essa realidade? Como sempre seus textos são de uma inteligência e sabedoria que nos encanta. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Jacques,
    o problema é a conexão, amigo!
    Mas experimenta desconectar... @#@#$%&

    Ótimo, amigo!
    Grande abraço e bom fim de semana!
    Vê se descansa looonge do computador rsrs :)

    ResponderExcluir
  4. Interessante é o fato de falarem o mesmo idioma!E terem domínio sobre ele (rss). A seu modo, partilham as informações, só que os pais já obtiveram o conhecimento. Daí, a dificuldade de entendimento. A seriedade do tema foi desenvolvida
    por você com esse característico jeito cômico, que encanta.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Jacques, deveras a informática deixa a geração de hoje precoce em tudo, menos na obediência aos pais.
    Aqui você retrata divertidamente bem essa relação.
    Qualquer pai ou mãe se ver neste texto.

    Parabéns pelo humor de alto nível!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. ei, jacques, só mesmo tu e um texto teu para me obrigarem a um pause no meu mais recente war of the worlds and all their villages, including the houses. é que a minha mãe já não mora comigo :)

    as tuas crónicas conjugam o fogo e o extintor. impossível não concordar com sorriso (quando não mesmo gargalhada) a cada parágrafo das tuas crónicas.
    forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Adorei vir aqui e até sorri nesse sábado tristonho, pra mim...
    Ótimo o teu relato e bem atual, como disse o Bento, a informática deixa as crianças muito espertas, até demais...rsrs
    Estou seguindo teu blog, espero você lá no meu e se gostar me segue também.
    Um abraço da Mery*

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacques

    se sempre foi difícil para os pais educarem seus filhos, pelo simples fato de pertencerem à geração diferente da deles, com a informática essa distancia aumentou muito, o embate do conhecimento com a informação ganhou kilometros de distancia.

    Seu texto é formidável, um assunto sério colocado de forma inteligente, leve, bem humorada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Seu texto é excelente. Mostra um pouco a realidade dessa geração de hoje.Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. É por isso que ela raramente elogia o filhão, Jacques...rsrs

    A molecadinha confunde - ou não sabe a diferença - entre "informação" e "conhecimento". E não é só a molecadinha, não. O que tem de acadêmico por aí trocando as bolas e dando um nó no cérebro..."corrão para a wikipedia!!!"

    É nesse momento que entra em cena a orientação, por parte de pais e professores. É uma molecada esperta quanto ao uso das redes e internet, mas sem muita consciência (sem generalizar!) do potencial das mesmas. O dia que descobrirem e resolverem utilizar metade deste potencial teremos coisas muito mais relevantes para verificar - hoje temos uma ilha aqui, outra ali.

    Agora se você me dá licença eu vou ali retomar a fase do velho DOOM onde trucido uns nazistas e monstros cospe-fogo com uma serra elétrica. É tanto vermelho cobrindo a tela que até o PT, PC do B, MST e torcedores do Inter-RS e Manchester United iriam enjoar desta cor! =D

    Abraço, rapaz!

    ResponderExcluir
  11. O mais interessante de tudo é que sempre se aprende uma geração com a outra.Não há choques nem desentendimentos, talvez um leve desnível que se bem encarado não se derrapa nunca.Uma questão de inteligência e estratégia.Amo este estado nem sempre bem visto nem bem interpretado...abçs

    ResponderExcluir
  12. Seus comentários são preciosos. Em todas as suas palavras, a lucidez de quem não só olha, mas enxerga o que a vida mostra, em toda a sua amplitude.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Atencioso jacques

    Seu texto é ótimo!!! Gosto muito do seu estilo de escrever...
    Mas é isso mesmo, as gerações sempre se chocarão umas com as outras. Foi assim com os pais dos seus pais e com os pais dos seus avós... penso e reflito muito sobre isso, afinal tenho uma filha e onde será que será nosso choque de gerações?

    Beijinhos e muito obrigado pelos seus comentários!

    ResponderExcluir
  14. Olá Jacques,
    Muito bom os textos postados aqui em seu trabalho. Gostei da maneira como aborda seus temas, pois é coisa difÍcil de se achar na internet. Não deixarei de retornar para continuar lendo os trabalhos aqui postados.
    Vou seguir seu blog e acompanhar os novos posts. Fica aqui meu convite para conhecer meu blog o Construindo História Hoje: http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com
    Saudações cordiais,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  15. hehehe...eu ri...
    Mas as "mães" não sãoa ssim...lOL...gostei da "alegoria"!

    ResponderExcluir
  16. E pensar que eu adoro a linha "Dash" de joguinhos... como tou por fora... rssss

    ResponderExcluir