quarta-feira, 6 de maio de 2015

Estranho em uma terra estranha



Após passar alguns dias em Liliput e aprender o intrincado idioma local, Lemuel Gulliver conversa com Skyresh Bolgolam, o grande-almirante lilliputiano que lhe era tão amigável quanto um tubarão contrariado. O intrigado e paranóico lilliputiano lhe pergunta:

- Alguma novidade, Giganthomem?

- Nenhuma, homenúsculo.

- Mais respeito, viu? Você pode ser um gigante, mas ainda está sujeito às leis de meu país, sabia?

- Seu país, Almirante Skyresh? Foi você que o construiu?

- Não, infelizmente não tive esse prazer, o que prova que até mesmo militares lilliputianos possuem defeitos. Mas diga-me, Homem-Montanha, para quando está marcada sua tentativa de invasão ao nosso grande e próspero país, ahn?

- É um país grande de gente pequena, pelo que me parece. E eu não sou um Homem-Montanha, nem gigante, nem pastor de nuvens e nem lustrador de Sol, como alguns de vocês militares costumam se dirigir a mim quando acham que não estou ouvindo!

- NÃO É? Claro que é! Gigante E mentiroso! Aliás, péssimo mentiroso, pelo jeito! E ouvindo conversas alheias, ahn? Tsc, tsc.

- Vocês falam mal de mim pelas costas e eu que estou errado? É que, de onde eu venho, este é o tamanho normal das pessoas. Está certo que nem todas elas são normais, mas vocês entenderam.

- Entendemos, sim. Entendemos que a sua raça deve estar querendo nos escravizar com...

- Escravizar vocês? Para quê?

- EU NÃO SEI! Nunca encontrei outro gigante antes! Talvez vocês precisem de nós para amarrar seus sapatos, limpar seus cachimbos ou quem sabe promover espetáculos onde enfrentamos seus animais de estimação, como gigantesquilos ou colossalamandras.

- Mas do que é que... Olha, você está usando o M.E.D.O. (Manifestação Emocional Destrutivamente Orientada) para me julgar, o que é compreensível, porém condenável. Garanto-lhe que há muito mais de mim para vocês verem se...

- Concordo. Precisaríamos de alguns dias para poder perscrutar toda a sua gigantitude com clareza e precisão.

- Concordo em partes. E eu queria dizer enxergar, e não ver.

- E... Há diferença entre os dois?

- Sim. Enxergar quer dizer não se permitir ser enganado pelos olhos.

- Mas... Se eu não puder confiar em meus olhos, confiarei no quê?

- Em sua mente - se bem que, ás vezes, ela mente - e em seu coração. Eu notei que você lilliputianos escolhem seus ministros através de suas capacidades físicas e acrobáticas. Isto é bastante interessante, já que...

- Está abismado com nossa sabedoria e inventividade intrínsecas ao nosso...

- Nada disso, Almirante, estou impressionado com o fato de existirem políticos com alguma habilidade que não seja somente sobreviver à custa dos esforços alheios, tal qual uma craca obsessivo-compulsiva.

- Hmmm. Mas se estás tão embasbacado assim com nossa sociedade, será que considerarás a possibilidade de fazer de nossa gloriosa Lilliput sua moradia definitiva?

- Definitivamente... Não. Eu pertenço à minha pátria-mãe, a Inglaterra. Sua aprazível ilha não pode me acomodar satisfatoriamente. Seria como colocar uma semente para germinar em um lugar pequeno demais para ela; confortável no início, mas incômodo pelo restante do tempo.

- Entendo, Gigante. E poderia parar com os jogos de palavras, não?

- Sim, excelência. Acredito que eu deveria ser... Maior do que isso.


- Indubitavelmente.    

22 comentários:

  1. Olá Jacques,

    Você anda sumido, hein? Foi um prazer revê-lo.
    Estranha é como eu estou me sentindo em nossa terra, tão conturbada e com tanta corrupção. Eu também ficaria abismada se me deparasse com políticos portadores de outras habilidades que não fosse apenas viver à custa dos esforços alheios, Pelo menos, em nosso país, é algo bastante utópico.

    O diálogo é fantástico e muito inteligente.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Talvez vocês precisem de nós para amarrar seus sapatos, limpar seus cachimbos..."

    Limpar a parte de baixo da unha também é uma boa ocupação para os liliputianos. :)

    Mas também ficaria impressionado com um lugar onde os políticos possuem alguma habilidade além de construírem desvios e desculpas esfarrapadas sobre o dinheiro público. Porém entendo o nosso herói: there´s no place like home! Abraço, Jacques!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacques
    Os políticos são políticos em todos os lugares? Será que esse almirante é do Brasil kkkkkk. Sempre com um humor inteligente!
    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacques!

    Pra mim todos os políticos são iguais, o que muda é o Pais, a Cidade, e quantidade de dimdim que um rouba mais que o outro.
    Excelente diálogo, atilado e muito bem construído como todos que você publica aqui.
    Fiquei feliz com sua volta!
    Andei um pouco ausente por isso a demora em aparecer por aqui.
    Um abraço e ótima semana!

    Blog da Smareis- É só clicar aqui!

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacques!
    Dando mais uma espiadinha rsrsrs,
    Uma ótima semana!
    Um ótimo mês
    Um abraço, e um sorriso!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
  6. M.E.D.O. (Manifestação Emocional Destrutivamente Orientada) GANHOU o texto.
    Muito bom. rssss

    Obrigado pela mensagem de apoio no meu blogue,

    Abraço.;

    ResponderExcluir
  7. Só vim mesmo dá uma espiadinha Jacques.
    Uma ótima semana cheia de sorrisos.

    ResponderExcluir
  8. Estou começando agradecer o carinho
    deixado no meu blog.
    Foi e esta muito importante para mim ,é nessa hora que sabemos
    o bem que nos faz A verdadeira amizade.
    Depois de uma dolorosa espera finalmente fui operada
    a 20 dias e na medido do possível esta indo tudo bem.
    Foi muita espera para quem paga plano de saúde
    na hora do atendimento sofremos para autorizar uma seria cirurgia.
    Durante anos sentindo dor e uma Sensação de abandono,
    e descaso total.
    Agora vem a espera da Biópsia que
    também me deixa pensativa e ansiosa .
    Mas sempre firme na fé a espera de dias melhores.
    Agradeço seu carinho esta sendo muito importante para mim
    nesse momento onde o amor faz verdadeiros milagres.
    A amizade verdadeira nos conduz a esperança.
    Deus abençoe sua vida carinhosamente.
    Amigo faz tempo que ñ venho aqui mas nunca te esqueci meu querido amigo.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacques!
    Só mesmo uma passadinha pra saber como esta?
    Bjs e sorrisos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Jacques, Tudo bem?
    Fiquei fora dos blog desde de agosto passado. Agora resolvi fazer uma atualização la no blog.
    Passei pra deixar um abraço!
    Você também anda sumido. Quando puder volta!
    As redes sociais afastaram muita pessoas dos blogs. Eu também fico mais no Pinterest que é uma rede sociais de compartimento de imagens, do que no meu blog. Adoro passar meu tempo por lá.
    Abraços e sorrisos!
    Até uma outra hora.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jacques, Tudo bem? Só passei pra servir-me um cafezinho. Muito bom! Volto com certeza , daqui alguns dias, ou alguns meses. Sempre volto A porta sempre esta destrancada e o café quentinho rsrsrs.
    Abraço e sorrisos Jacques.
    Julho chegando, excelente mês pra ti e tudo de bom. Frio aqui ta pra valer, imagine por ai então.
    Abração!

    ResponderExcluir
  12. Toc, toc, toc!
    Sabe, voltei... Como não sei o que lhe dizer agora, acho que é o sono rsrsrs, e não consigo sequer um improviso fico a pensar numa ilha deserta com sede de gente.
    Já sei... É um mero pretexto para adiar o teu silêncio por aqui (risos)!
    Venho e vou silenciosa para não perturbar o teu descanso.
    Deixo na saída um cesto de sorrisos, e uma via láctea de estrelas.
    Eu volto Jacques, ainda não sei quando mais sempre volto.
    Até mais!
    Bom dia!


    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Jacques!
    Passei pra desejar um excelente mês de setembro cheio de coisas boas. Eu as vezes dou uma sumida, mais sempre que dá, venho bater na tua porta. Sucesso amigo!
    Um abraço e um sorriso!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Quanto tempo fiquei sem forças para ficar na net como antes.
    Vejo que estais fora a mais de um ano. Sei que voltas.
    Espero e desejo que esteja tudo bem contigo é com os teus.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Jacques!
    Estive bastante ausente do blog, mais não poderia deixar que o ano terminasse sem passar aqui pra deixar meu carinho e meus agradecimentos por termos caminhado juntamente pelo menos um pouco durante esse ano de 2016 nessa blogosfera. O meu muito obrigada!
    Que o menino Jesus esteja sempre presente na sua vida.
    Desejo a você e à sua família um Natal de Luz e um próspero Ano Novo
    Repleto de alegrias e bênçãos!
    Boas Festas!
    Feliz Natal!
    Feliz 2017!
    Um abração!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Jacques!
    Navegando pelas tuas águas, aproveito para deixar um abraço e o desejo de uma ótima semana!
    Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Jacques!
    Tem postagem por lá. Um texto meio que polêmico. Quando puder passa lá. Ficarei feliz com sua presença. Boa semana!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Jacques!
    Tudo bem? Ai como foi o carnaval!
    Gostaria muito de saber sua opinião sobre minha nossa postagens. Quando puder passa por lá. Beijos e boa semana !

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Jacques.
    Um lindo e aconchegante outono, e que vocês possam preencher cada minuto desta nova estação com muita alegria, fé e paz!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Jacques! Tudo bem?
    Dei uma passadinha pra te desejar uma Feliz Páscoa pra você e os teus.
    Que tenhamos dias de muita paz, reflexão e alegrias.
    Boa semana e uma Feliz Páscoa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Jacques!
    Tudo bem? Como foi de páscoa?
    Andei até meia perdida com tanto feriados. No Brasil, os feriados são como clubes de futebol: amados ou odiados. Risos!
    Uma ótima semana!
    Um ótimo mês
    Um abraço, e um sorriso!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir