domingo, 12 de outubro de 2014

Segundo turno



- E aí, em que m você vai votar no segundo turno?

- No mesmo candidato em quem eu votei no primeiro, o...

- Eu vou mudar! O que eu apoiei no primeiro turno agora se uniu a um de seus oponentes. E isso depois de chamá-lo de “mais obtuso do que nariz de vilão de desenho animado sessentista”! Vale isso?

- Infelizmente, sim. Segundo turno de eleição é igual continuação de filme feita por outro diretor: as regras do primeiro não se aplicam e a coisa fica mais bagunçada do que rave em estúdio de surrealista. E ele apelou pra uma C.O.L.I.G.A.Ç.Ã.O. (Centralização Oligárquica Leviana Instigando Gradual Animosidade, Caos, Anarquia e Obtusidades). Eu acho que...

- E o coligado dele ainda mandou construir um kartódromo só para que seus motoristas possam ensinar seus filhos a dirigir. Deve ser isso o que chamam de dar continuidade ao eleitorado.

- Não creio. Crianças não votam. Ainda.

- Pois é, este é outro é outro ponto polêmico, a redução da maioridade votal! Porque é que pré-adolescentes não podem votar, já que muitos adultos votam errado?

- Acho que os mais jovens devem primeiro saber escolher roupas, corte de cabelo e música de qualidade, pra depois sim, votar.  E pelo menos eles não precisam escolher entre o queimado e o calcinado, ou seja, entre duas maçãs da mesma árvore.

- Hmm... Não é bem assim... Meu candidato disse que iria pavimentar as ruas esburacadas e de fato o fez!

- Mesmo? Que bom!

- Fez sim! Só que usando a propaganda política do adversário. Irônico, não? E o rival tentou fazer o mesmo com a propaganda dele, mas não foi possível, pois ele a reciclou. Isso o deixou tiririca da vida.

- Mas... Tiririca não é outro candidato?

- Sim. E ser comparado com ele deixa qualquer um tiririca. Ele então resolveu criticar o adversário por este tê-lo, ainda que involuntariamente, impedido de...

- Peraí... Ele criticou o oponente por ele ter reciclado, ou seja, por ele ter feito o que é certo? Isso... Isso não faz o menor sentido.

- Sim.  É que os buracos naquelas ruas estavam tão grandes que tinham até juízes de comarca e seu PIB era capaz de deixar suíço mais vermelho que tomate com febre, daí...  

- A oposição fez o que se espera dela. Criticou... 

- Até o lema dele, “Asfalto para tentar eliminar o assalto”.

- Nossa. Mas é o que se espera dos adversários, não? Que critiquem até... 

- Se aliarem! Brincadeira, não?

- Infelizmente, não. E o bizarro é que somos obrigados a assistir isso. Não tem nenhum jeito de mudarmos esse espetáculo mais deplorável que a filmografia do Kevin Sorbo?

- Tem, sim... Votando!

- Mas aí o... Hmmm. Me parece que esse sistema é contínuo, perpétuo e auto-retro-resiliente.

- Hein?

- Mais difícil de mudar do que impressão digital de esfinge. O que podemos fazer é tentarmos votar certo...

- Mesmo que isso acabe se revelando um erro?

- Principalmente se isso ocorrer. E procurarmos ficar por dentro do que nossos candidatos eleitos fizerem.

- Mas... Mas eles não podem usar isso como desculpa para não trabalharem?

- Podem. Mas, se fizerem isso, podemos usar tal atitude contra eles nas próximas eleições!

- Nossa! Que coisa mais...

- Política!

- Pois é. 
    



24 comentários:

  1. Olá Jacques,
    De fato não podemos nos omitir frente a esse momento tão importante para a nação e, consequentemente, para as nossas vidas! Temos que refletir com seriedade e procurar escolher o melhor candidato! Assim, nos envolvendo no processo, temos inclusive mais base para propor as devidas mudanças e fiscalizar.

    Muito bom o texto.

    Abração.
    Flávio Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacques,
    Depois de meses ausente cá de volta!
    Acho difícil encontrar um candidato que eu acredito e posso confiar meu voto. Mais é complicado a gente excluir esse direito que temos de escolher alguém pra representar o nosso País. A Politica é fonte de enriquecimento fácil e rápido, por isso tanta gente abandonando a própria profissão pra tentar um cargo na politica. Nunca vi tanto jogadores, cantores, médicos etc e tal desejando ser políticos. Na verdade as classes mais baixas também estão tentando chegar lá. Aqui na minha cidade tem barbeiros, gari, enfermeiros, dona de casa, tudo na fila pra próxima eleição pra vereador, tem também criaturas que nem terminaram o primeiro grau... Creio que o dinheiro público é tanto que da pra enriquecer todos eles, só os trabalhadores honestos é que fica a ver navios. Não sei como o tiririca pode ganhar tanto voto assim... A politica virou uma brincadeira.
    Adorei esse dialogo muito criativo e bem original.
    Beijos pra ti amigo!




    ResponderExcluir
  3. Está meio difícil, mas vamos acreditar que o país pode mudar!
    Realmente no nosso país a política não é coisa séria e sim meio de enriquecimento fácil e rápido!
    bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. É, meu caro! Apesar do brilhante texto, pelo qual lhe parabenizo, não adianta reclamar: temos que votar e aguentar!...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, convidando pra seguir meu blog. Abços.

    ResponderExcluir
  6. Vamos votar e segurar as consequências, pois sabemos que a população brasileira não tem cultura e educação para discernir, não somos culpados, mas o sistema alimenta a pobreza e a falta de educação de qualidade!
    Quero ter sempre esperança de dias melhores!
    bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  7. E aí?... Votaste ou não? Também o que importa se sim ou se não? Mesmo com esse ou com aquele sendo eleito, - da preferência ou não, agora é tarde e não adianta lamentar, só resta "aguentar"!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacques, boa tarde!
    Agora já foi não tem reclame.
    Só esperar pelos resultados...
    Que Deus nos proteja!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacques!

    Gostei do seu texto, um povo manipulado pelas promessas, este povo não sabe discernir e não tem uma visão ou conhecimento do acontecimentos que ocorrem na atualidade, devido as péssimas qualidade do sistema que em vez de de gerar empregos dá bolsa família,etc... blá, blá, blá...pago com o $ público, através dos tributos arrecadados.

    Me parece que cargo de político virou profissão, o povo fica a mercê disto.

    Bom, o Brasil precisa de mudanças urgentes em vários segmentos. Candidatos prometem uma solução para vários setores: Saúde, Educação, Segurança, Melhores Salários, Diminuição dos tributos etc... É um País que poderia ser uma grande potência por ter tantos recursos naturais, uma ampla gama de espaço geográfico, mas isto não ocorre pq a corrupção vem de cima para baixo, um tal de querer levar vantagem em tudo.Nem todo cidadão faz isto, não vou generalizar, visto que existe o honesto que trabalha. Atualmente vivemos como se fosse uma escravidão, pois um salário mínimo (o próprio nome já o diz) não dá para pagar um aluguel. A classe que mais sofre com os tributos são os menos favorecidos.Ex. Uma TV tem o mesmo valor mas o que é menos favorecido vai comprá-la no crediário, vai pagar mais caro, haja visto que houve uma medida que os juros de bancos, crediários, etc.. subiu para conter a inflação, conforme o Banco Central.

    Eu vi que vc me linkou, mas uma vez tive que fazer td de novo. Este link eu acrescentei uma palavra, e aproveitei o que deu.

    ET.Amigo tive que fazer outro blog. Lá está escrito o pq. Não vou desistir, apesar dos problemas.

    Abraços e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Abraços carinhosos e obrigada pelo carinho de sempre no meu Cotidiano.

    ResponderExcluir
  11. Olá,Jacques
    cheguei muito tempo depois do segundo turno, mas ,creio que bem à tempo de torcer para que o "terceiro turno" venha com a reforma política, e que a parcela da sociedade compreenda que o poder político instalado é totalmente deslegitimado e não estão lá, como deveriam estar,como seus representantes e sim porque querem, simplesmente, se dar bem e proteger apenas os seus próprios interesses. Não vejo como melhorar com esse sistema eleitoral distorcido que deturpa o resultado, onde até os menos votados são eleitos (por força das coligações e representativa )...e que votar em palhaço, é se fazer de palhaço , pois esses sobrevivem às nossas custas...enfim,sem mais delongas, acredito na mudança do país pois consigo ver uma pequena mudança da visão política da sociedade, menos alienada e com menos analfabetismo político. Minha filha talvez não, mas, meus futuros netos ou bisnetos já deverão testemunhar uma melhora na política do Brasil...
    Obrigado pelo carinho,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
  12. OI AMIGO JACQUES
    Muito complicado acreditar num canditado. Mais temos que esperar e acreditar que tudo vai dar certo.Que a sorte de delicadezas do dia seja farta.Que sua semana seja abençoada.
    Com carinho.
    Obg por sua visita no meu blog.
    Ana

    ResponderExcluir
  13. Olá, Jacques!

    Nosso sistema é falho e são tantas as mudanças necessárias que ninguém conseguirá realizá-las sem acordos. Lá se foi o 2º turno e estamos na fase deles. O que todos os políticos ambicionam é o poder. Do resto, só se lembram antes das eleições. Mas tem havido maior consciência política, creio eu. E espero que não enfrentemos maiores dificuldades nessa nova gestão do PT. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jacques,

    Seu texto está sensacional e é altamente crítico.
    Agora que tudo já passou, só nos resta torcer para que haja entrosamento e diálogo entre situação e oposição, objetivando os interesses da nação. Claro que os políticos estão sempre em busca de seus próprios interesses, salvo raríssimas exceções, mas vejo a oposição fortalecida e creio que esta ficará atenta, pois já estará de olho nas próximas eleições. Pelo menos, o povo engajou-se na votação, participando um pouco mais no processo eleitoral, não obstante o grande número de votos nulos e em branco. Com a omissão, estes eleitores contribuíram drasticamente para que a situação permanecesse a mesma. Não entendo como tantos foram às ruas clamarem por mudanças e, mesmo assim, se omitiram no momento do voto. O povo precisa estar mais politizado para exercer seu direito de voto com isenção. Vamos torcer para que a nova gestão cuide do Brasil e do povo, como merecem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. OI JACQUES!
    UM DIÁLOGO DE CRÍTICAS, MAIS DO QUE LEGÍTIMAS.
    ACHO QUE APESAR DA FRUSTRAÇÃO, O FATO DE UM NÚMERO TÃO ALTO DE ELEITORES SE MOSTRANDO OPOSIÇÃO, DEU UM SUSTO EM QUEM ESTÁ NO PODER, SE NÃO ENTENDERAM A MENSAGEM, QUEM SABE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SE CONSIGA, HAJA PACIÊNCIA.
    NOS INCITASTE A CONSIDERAÇÕES POLÍTICAS E QUASE ME ESQUEÇO DE TE PARABENIZAR POR MAIS ESTE BELO E INTELIGENTE TRABALHO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu estava mesmo era com medo de inventarem um terceiro turno. O.o

    Centralização Oligárquica Leviana Instigando Gradual Animosidade, Caos, Anarquia e Obtusidades??? CHOREI LITROS... DE RIR! Ai, parento... é tudo verdade verdadeira, por mais que pareça mentira. Infelizmente!! :'(

    ResponderExcluir
  17. Oi amigo! Passei pra deixar meu abraço e achei hilário o que a Joicy disse: inventarem um terceiro turno. Só faltava essa!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jacques!
    Não deveria ser exigido de quem não sabe votar que exerça esse ato de cidadania... Enfim, vota-se sempre naquele que melhor satisfaz o intere$$e de cada um, do mais rico ao mais pobre. Somos corruptos por natureza e não sabemos pensar no bem comum.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Olá, caro amigo! O que aconteceu? Ainda estás em 2º turno ou o quê?

    ResponderExcluir
  20. Oi Jacques!
    Estarei fazendo uma pausa no blog sem previsão para a próxima postagem.
    Obrigada por ter trilhado comigo nesse ano de 2014, desejo que no Novo Ano possamos estar juntos novamente.
    Desde já te desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações, e que todos seus dias sejam doces, brilhantes, coloridos e mágicos, como são as noites de Natal!
    Beijos!
    Feliz Natal! Feliz 2015!

    ResponderExcluir
  21. OI QUERIDO AMIGO
    Que o Natal seja mais um marco de todos os dias que vivemos com solidariedade que eu arco tudo que já tivemos.

    É mais um Natal que festejamos.

    É mais um ano que chega ao final.

    É mais um desejo que celebramos.

    Afinal dividimos mais um Natal.

    Que seja de paz e alegria.

    Que seja repleto de harmonia.

    Que venha o ano abençoado.

    Que seja um ano iluminado.

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  22. BOA TARDE
    Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.

    Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.

    Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.

    Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.

    Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacques!
    Tava com saudades e vim da uma olhadinha.
    Uma ótima semana!
    Um ótimo mês
    Um abraço, e um sorriso!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
  24. PARABÉNS!
    Agora, entendi o que significa coligação. MDS.

    ResponderExcluir