terça-feira, 20 de setembro de 2011

Problemas modernos


- Moço, por gentileza, poderia me dizer onde eu encontro o sabão em pó Gomo?

- Pois não, senhor. Ele está bem aí na sua frente, sim?

- Mas aí só tem o Gomo Ação Exclusiva de Remoção de Mancha Marrom Clara, o Para Minorias Religiosas e o Para Intolerantes à Lactose. Eu quero o normalzinho, mesmo...

- Normal não tem mais não, senhor. Não fabricam mais. Estava dando muita reclamação. Ouvi dizer que só no mercado negro.

- Como assim?

- Os clientes queriam cada um o seu próprio sabão em pó, daí a fábrica teve de diversificar a produção. Era isso ou perder clientes.

- Mas isso é meio absurdo, não?

- Absurdo seria um ornitorrinco roxo de monóculo discutindo existencialismo com uma orca sem dentes. Isso aqui é a adaptabilidade do mercado ao gosto do freguês. Se bem que o Gomo Exclusivo Para Torcedores do Barueri saiu meio exagerado... Mas o pessoal do marketing está aprendendo.

- Acontece que se eu não levar o Gomo que minha mulher pediu ela pode se irritar e...

- Medo da patroa? Mas o que é isso, senhor?

- Não é medo dela, não. É medo do que ela pode fazer. É diferente...

- Sei. Ela é do tipo vingativa, senhor? E o que ela pode fazer? Inverter a posição das pilhas no controle remoto para você olhar, olhar e não conseguir descobrir o que há de errado com ele?

- Pior. Muito pior.

- Então ela pode... Sei lá... Molhar e passar aquela sua camisa da sorte até ela ficar do tamanho que só dê pra vestir em um Playmobil?

-Pior. Ela pode colocar AÇÚCAR NA BATATA FRITA!

- Uuughhh! Vá de retro! Ela é de assustar, mesmo...

- E você não a viu descabelada e usando o robe com o desenho do Rob Esponja Jamaicano... Brrr. Até o Mr. Cognac fica com medo dela...

- Quem é esse aí, senhor? O seu cachorro?

- Não exatamente. Na verdade é o poodle da minha esposa. Mas se não tem o Gomo normal, não sei o que vou...

- Olha... O senhor pode tentar não ir – o rapaz pisca - neste endereço que não está – pisca novamente – neste cartão que eu não – pisca mais uma vez - estou lhe dando...

- Mas como assim? E você tem alguma coisa no olho, rapaz?

- O senhor quer ou não quer o sabão, pô?

- Claro que quero, quer dizer, preciso... O que é que...

- Então é só aparecer no local e na hora exata em que o cartão – que eu não lhe dei – indica, senhor. É só chegar lá e falar com o Martinho Pen Drive.

- E qual seria a razão deste apelido?

- É que ele é baixinho, carrega muita coisa e não falha.

- Hmm... Tá me parecendo meio suspeito isso. Tem algum perigo envolvido?

- Bem... Vamos dizer que o pior que pode acontecer é o senhor ter sua consciência espalhada, esmiuçada e arremessada aos recôndidos mais inatingíveis, insondáveis e assustadores da portentosa, ilimitada e imperscrutável CRIAÇÃO!

- Tô nessa!

- Mas... Porque o senhor aceitou tão rápido? Ausência de medo? Aí, hein? Gostei.

- Quem dera. É que eu acabei de lembrar eu deixei o Mr. Cognac sem água de manhã...
    
- E sua esposa descobriu? E o senhor não quer se arriscar a piorar sua situação, foi isso?

- Não tenho certeza se ela descobriu ou não. Mas é melhor não arriscar...

24 comentários:

  1. Pior que batata frita com açúcar é fazer um pudim de pão que nem eu e ele ficar com gosto de pão velho mergulhado em leite queimado...

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  2. Jacques, acho que essa história do sabão o sujeito vai se meter é em sujeira.
    Hoje há produto para tudo, mesmo que não funcione como reza o rótulo.
    Eu me divirto muito com suas histórias.

    Parabéns pela criatividade!

    Abraços!

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  3. Oi Jacques, tudo bem?
    Muito criativo e alerta para um sério problema de marketing, a tal diversificação, segmentação do produto, o que funciona para alguns produtos, e não outros, e a tal da pesquisa e planejamento estratégico quando invento, ora essa... um tal de iogurte de banana (sem gosto de banana), que provei outro dia. Fadado ao fracasso, suponho, e ainda com degustação... se o produto é ruim..., nunca use a estratégia da degustação ou amostra grátis! rsrs

    Mas preciso um sabão gomo para insônia! Esse tem público! Algo que se lavasse o pijama, e quando vestisse de noite, funcionasse como um tipo de calmante, ou sei lá o quê! rsrs

    Abração,muito bom. Confesso que fiquei boiando no final... não entendi, nem por decreto.

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  4. Ah! Se der, como sugestão, arruma o reloginho da postagem... sim, estou com insônia, comentei ali em cima, não as 22h29 e sim 2h30 da madrugada! :) Abraços!

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  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... não tem como não "se imaginar" na mesma situação tresloucada após ler esses tão mirabolantes diálogos, Jacques, hehehe.

    Você devia escrever comédia nacional para melhorar o nível dos nossos filmes dentro desse gênero. Um curta, talvez, rs.

    O cara piscando e dando as informações é altamente cinematográfico... fiquei imaginando a cena! Maldito Gomo!!! E bendito Cognac!!!

    kkkkkkk

    Abrs,

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  6. "- Absurdo seria um ornitorrinco roxo de monóculo discutindo existencialismo com uma orca sem dentes."

    não resisti a esta frase-emblema da tua escrita. nada do que dizes é irrelevante ou disperso; tudo e conjuga para a construção de uma tese, normalmente focada nos tiques e truques das tribos sociais.
    um abraço de um fã da tua escrita!

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  7. Bento,
    A busca desenfreada das empresas por um maior número de consumidores tende a gerar exageros e falta de noção atroz.
    Cabe a nós fugirmos disso.
    Abraço.

    Ana,
    Não entendo bulhufas de marketing, mas quando vejo propagandas horríveis na tv e lembro de que por trás de cada uma delas temos uma ou mais equipes inteiras de criação, chega a me dar um frio na espinha.
    Iogurte de banana sabor plástico?
    Passo a vez! Rs...
    E obrigado por ressaltar que o final (o medo do marido da reação da esposa (sendo muito maior do que o medo dos horrores descritos pelo rapaz) ao descobrir que o poodle estava sem água, e seu temor de aumentar a raiva dela ao não levar o sabão em pó)não estava bem claro, acho que agora consertei isso.
    Abração.

    Marcel,
    Tento criar textos comuns a todos nós, e o humor escondido nisso.
    Pra ti (e pra qualquer outro cinéfilo) que se interessa por cinema, Mr. Cognac é o nome de uma divertida comédia romântica (e do poodle que lhe dá nome) onde o cachorro pertencente a uma bela mulher faz de tudo pra infernizar a vida de seus pretendentes.
    Abraço.

    Jorge,
    Nunca estudei a fundo estrutura e nem coesão textual, apenas tento criar crônicas o mais leves e amarradas possíveis.
    Outro abraço de um também fã de sua escrita!

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  8. Eu compro pela cor!
    Gosto do sabão líquido verde. O azul serve, na falta do outro.
    Tem nome demais pra decorar... relaxa e escolha um critério mais lúdico!
    :)

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  9. Cromoterapia aplicada ao consumo cotidiano, Dani?
    Tu vive me surpreendendo.
    Abraço.

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  10. "Acontece que se eu não levar o Gomo que minha mulher pediu ela pode se irritar e..."

    "PODE", Jacques? Ela VAI se irritar, isso é fato! Isso já aconteceu várias vezes com meu pai e comigo - e como vingança teve catchup na pizza.

    - Eu pedi o desinfetante Lavanda, não o Floral!
    - Mas...qual a diferença? É tudo a mesma coisa, lavanda, floral, neutro, vai pro mesmo lugar...
    - Mas você não faz nada direito! Tem que eu sair e me matar com sacola, carregando um monte de coisa enquanto você fica aí, folgadão e nem sabe comprar uma coisinha à toa como um detergente ( sim, já mudou) e bla bla bla

    Continuemos, pois isso vai longe. De fato esse negócio de marketing é sensacional: convence as pessoas de que tal produto tem mesmo propriedades fantásticas. Outro dia estava lendo uma matéria em jornal local que relatava as diferenças entre as "grandes marcas" e as "marcas próprias de supermercado" de produtos como extrato de tomate, néctar de fruta em caixinha, geléia, etc: praticamente não havia. A tal "qualidade superior" de um produto de marca ficava só na propaganda mesmo.

    E Martinho Pen Drive é o cara! Foi visto aqui em Salvador, na Feira do Rolo!

    Ah, sim, além de Condorito, procure também "Mortadelo & Salaminho". São ótimas HQ´s, mas bem complicadas para serem encontradas. Quem sabe com um pouco de sorte, né?

    Abraço!

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  11. Marketing, meu caro Groo, é a capacidade que certas empresas tem de te convencerem a comprar aquilo que você NÃO QUER e NÃO PRECISA, e ainda assim ficar satisfeito com a compra.
    Lembro que havia o gibi do Mortadelo e Salaminho quando eu era guri, Jaime.
    Talvez aqui http://www.quadrinhosantigos.blogspot.com/
    tenha pra gravar.
    Valeu a dica e um abraço.

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  12. Muito legal o post!
    De qualquer modo, aproveitando a luta israelense contra o estado palestino, e já que se escreveu sobre minorias, me lembro de uma promoção de sabão-em-pó: Ariel, limpeza étnica de verdade. Me parece que foi na rede Wall Mart, no Texas, promoção que tentaram repetir lá em São Paulo. Me parece que lá, o sabão-em-pó era vendido no departamento de balas, ou melhor munições e armamentos. Isso, na época em que o sujeito tocava o terror no oriente médio.
    Um post de primeira qualidade!

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  13. Muito bom, Jacques. A gente caba enveredando na situação e descobre que esse tipo de confusão não é tão impossível quanto se pensa.

    Gostei!

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  14. O MEDO DA ESPOSA É MAIOR QUE O DE QUALQUER PRODUTO (HEHEHEEHH).
    Pensávamos na diversificação para aumentar a concorrência, satisfazer a um maior número de consumidores e reduzir o valor dos produtos. Que nada!!!!! Arrumaram foi uma confusão que nossas auxiliares domésticas também escolhem marcas. E não podem ver comerciais (rss).

    Bjs.

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  15. O tom do texto é bem despojado, humorístico e dialógico: os ingredientes perfeitos de um grande cronista do cotidiano. Adorei o olhar que lançaste para o mundo, são esses tipos de olhares que nos fazem perceber o quão automático estamos à poética de nossa própria rotina moderna de vida.
    Gosto de seu jeito de escrever. Muito lúcido e claro, além de excelente leitura do real. Abraço!!!

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  16. rsrrs

    Ilário...ri do primeiro ao ultimo parágrafo.
    Voce consegue dentro de uma critica fazer humor..
    Amo isso...

    Eu nem sei que gomo comprar .. to desconfiada que todos os gomos são iguais..rsrs

    Bjkas..

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  17. Cesar, bem vindo,
    Realmente, nos EUA (país onde parece que as pessoas tem de pagar para pensar) as minorias não tem nenhuma vez, e, infelizmente, isso perdurará.
    Valeu.

    Barbara,
    Os produtos estão cada vez mais cheios de bobagens e desculpas esfarrapadas impressas em seus rótulos.
    Tudo isso visando o nosso pobre bolso.
    Abraço.

    Marilene,
    O que você colocou é bem verdade, do jeito que diversificam demais os produtos, só aumenta a dor de cabeça de quem tem de comprá-lo sem conhecê-lo.
    Abraços.

    Dilso,
    Como eu não faço a menor ideia de quem vai ler meus textos, tento criá-los da forma mais simples possível.
    Valeu.

    Ma,
    Acho que no seu lugar eu seguiria a dica da Dani Neves e compraria pela cor, ou pelo formato da caixa, mesmo.
    Abraço.

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  18. Jacques, essa do sabão em pó foi ótima Eu tenho por hábito quando leio um texto com diálogos e narrativas, criar imagens na minha mente de tal cena. Acho que deve acontecer com todo mundo, não sei. Enfim, foi o que ocorria enquanto me divertia lendo mais uma de suas belas publicações. Gosto muito quando o amigo publica um novo post. Venho aqui com enorme prazer, pois além do aprendizado que se pode tirar, me divirto muito também. Um grande abraço.

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  19. Muito obrigado, Paulo Cesar.
    Acho que essa coisa de mentalizar a cena acontece com todo mundo, talvez para auxiliar na compreensão da história.
    E eu só não comento mais no seu ótimo site por falta de tempo, mesmo.
    Abraço.

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  20. Você pode até não entender bulhufas de marketing (você o disse acima), mas entende de escrever e o que é melhor, escrever de uma maneira que prende, alegra,e relaxa.Nos tempos de hoje...é muito bom! bjs

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  21. Soninha,
    Muito obrigado; eu escrevo para divertir a mim mesmo e a quem mais se interessar por minhas viagens literárias e literais.
    Bem vinda e um abraço.

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  22. OLa JACQUES
    Finalmente vim conferir seu novo blog :)
    Legal em, cheio de comentários.
    Um pouco de humor na dose certa :) Parabéns !
    O Livro ficou bem legal, mas o mercado no Brasil é bem fechado a maioria da turma por aki só lê autores internacionais mas de qualquer forma é bem legal. Quando quiser dica de filmes não deixe de conferir o blog. www.movietips.wordpress.com abraços

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  23. Valeu pela dica, Mi.
    Vou conferir seu site sempre que possível.
    Abraço.

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