sexta-feira, 9 de setembro de 2011

C.S.I. RJ



- Mandou chamar, chefe?

- Sim, O’ Mallory, como está indo a investigation sobre o corpo desfigurado encontrado no morra...

- Morra? O senhor não quer dizer morro, chefe?

- Eu ainda não dominar bem portguez. Adaptation a esta país estar difícil. E enton?

- Bem... Não está indo muito bem não, senhor. Nós seguimos o procedimento. Isolamos a área, deixamos o pessoal de guarda até nossos C.S.I. chegarem. Por sinal, o senhor viu que picharam “Cambada Stadunidense Indiota” de novo aí na frente?

- Indiota? Mas que burrice essa.

- Sim, chefe, já que...

- Índios ser eles e não nós!

- Não exatamente, chefe. Eu pensei que o senhor iria dizer que só um idiota escreveria “indiota”.

- Isso não importar, meu rapaz. Mas e a investigation?

- Pois é. Chegamos lá e o local isolado tinha virado campinho de futebol, quer dizer, soccer. Ah, essa molecada...

- Mas que absurdo! Como sua pessoal deixar isto acontecer?

- Absurdo? Isso não foi nada, chefe. Absurdo foi os 78 a 0 que nosso pessoal levou deles. E um dos moleques do time adversário estava com caxumba e o outro com uma das pernas engessada.

- Ah, esses aborígenes...

- Procure evitar chamá-los assim, chefe. Eles não gostam.

- E porque eles non gostar?

- É que eles não sabem o que isso quer dizer. Mas a única pista que eu tenho é que a gangue do Zoreba, vulgo Cova Rasa, tem o hábito de desfigurar seus membros considerados traidores. Como é mesmo o lema... Ah, lembrei “Um homem de duas faces merece morrer sem nenhuma”. Dizem que tiraram isso de uma figurinha de chiclete.

- Hmm. Belo frase esse. Posso...

- Não vai dar chefe, eu já a tuitei antes de vir pra cá.

- Damned. Estar sem frases interessantes para twittar desde que non mais receber meus querido “The Washington Post”. Holly God. Falando nissa, este povo ser o maioria católico, no?

- Sim, senhor. O Brasil é predominantemente católico, apesar de ser considerado um estado laico.

- Laico? Que ser isso? Parece ser masculino de Laika, a primeira cachorro fêmea russa a ir para o espaço. Mas era só o que faltava. Aborígenes comunistas...

- Eles são boa gente, chefe. Outra pista é bilhete escrito “Dalva, não é de Ipanema, mas é minha garota”, deixado ao lado da vítima.

- Good. Mas o que querer dizer “Ipanima”?

- Ipanema, chefe... Além do Leblon, é o único bairro daqui onde rodam novelas... Vem do tupi guarani “I-Panem”, que quer dizer “água suja”, pois no começo da criação desta cidade, os moradores jogavam seu lixo no rio, daí os índios viam aquilo e diziam “I-Panem”...

- ÍNDIOS? Aborígenes, como eu dizer antes! Você ser muito desatento, O’ Mallory! Mas vejo que está estudando os nativos. Good. Mas como você aprender a falar o língua deles ton depressa?

- É que eu jogo dominó toda quinta e futebol, digo, soccer, todo sábado com o pessoal daqui. E acredito que, para solucionarmos esse crime, teremos de usar P.C.R..

- Ah... Polymerase Chain Reaction. O melhor invençon do mundo desde o milk shake.

- Não chefe, eu não quis dizer reação em cadeia da polimerase, ou análise de dna, eu quis dizer P.C.R. de Pablo Cintra Rezende, vulgo Pablinho Dedo de Seta, meu informante. Muito mais rápido, barato e eficiente.

- Hmmm... Uma agente infiltrado, hein? Muito bem O’Mallory. Mas como você o pagar? Verba aqui estar escassa...

- Ele não trabalha por dinheiro não, chefe.

- Enton ele faz isso por amor a seu país? Mas quanto nobreza!

- Nada disso senhor, ele trabalha por fitas vhs da série “Profissão Perigo”. Ele é muito fã do McGyver. Impressionante.

- Ah... McGyver... Quantos saudades deste série. Programa cultural de qualidade. Acho que subestimei este pova.

- Sim. Mas ainda assim, encontrar o autor do crime vai ser meio difícil...

- Difícil quanto, O’ Mallory?

- Tão difícil quanto conseguir fazer o senhor dizer ”Passa o relógio e a cartera aí rapidinho senão vô ti inchê di pipoco, mano!”, sem sotaque.

- Dizer what?

- Pois é, chefe. Difícil assim.

28 comentários:

  1. Putz! Trabalhar em troca de VHS com episódios de Profissão Perigo!... Essa foi sensacional! Isso sim é ser fã.

    Sensacional Jacques! A história, as sacadas excelentes e o sotaque... Não há como 'ler esse sotaque' e continuar séria. Tu me fez rir; e muito!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Barbara.
    E acho que o McGyver fez muito mais sucesso aqui no Brasil que lá nos States.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacques, tudo bem?
    Lembrei do Loucademia de Polícia! rsrsr
    Aiiii... que saudades do Mcgyer..., aprendi muito com aquele cara!
    Muito bom, amigo, bem bolado!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. rsrs

    Adorei seu humor inteligente!!

    Mcgyver.. era o Cara, como diz a cronica da Maninha Cissa.

    VC deveria sr contratado pra escrever programas humoristicos.
    Adoro!!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Ana e Ma, obrigado às duas.
    E vocês me fizeram lembrar agora do Esquadrão Classe A...
    E eu já contei que quase tive mullets por causa do McGyver?
    Não?
    Pois é...
    Não contei e nem vou contar...
    Se querem rir mais um pouco, leiam o texto
    http://fantasticocenario.com.br/2011/09/08/o-repouso-do-guerreiro/
    do meu amigo Fábio Ochôa, lá do Fantástico Cenário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de texto! E como é bem informado esse Mallory! Além de entender as variadas nuances do diálogo brasileiro, ainda compreende o "gringuês" (kkkkkkkkkkkkk).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Muito divertido, tinha esse projeto de fazerem um CSI Rio, sabe que fim levou?

    ResponderExcluir
  8. Marilene,
    Eu tentei escrever um inglês tentando falar português, mas saiu um argentino tentando falar alemão.
    O resultado foi o portunhês, eu acho.
    Abraço.

    Fábio,
    Eu não fazia a menor ideia de que havia a possibilidade de CSI RJ vir a existir, só criei o texto porque achei que seria engraçado.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  9. Auhauauhauha... muito bom mesmo!!! Essa dupla tem que voltar a dar as caras! Gostei da esperteza do O'Mallory e da sagaz ingenuidade do chefe! rsrs

    CSI Rio em mais episódios! hehe

    Criatividade nota 1000, Jacques... parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Marcel.
    Para escrever este texto, eu lembrei daquele clichê de filmes onde o chefe do policial (ou o xerife) SEMPRE é uma anta, e cabe ao pobre infeliz do policial Zé Ninguém resolver a situação.
    Já o líder deste malfadado CSI eu lembrei do Chefe do Agente 86 que se chamava... Chefe!
    Ainda estou vendo quais textos aqui terão uma possível continuação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Jacques, muito boa essa sátira policial.
    Se para nós é difícil nos entender, imagine um estrangeiro!
    Ficou muito bom mesmo.
    O diálogo me lembrou muito daquela dupla de dois tiras, "primeiro enlatado americano fabricado no Brasil", que é Fucker and Sucker do Casseta & Planeta.

    Parabéns pela criatividade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Bento, a infame (e pessimamente dublada dupla) Fucker and Sucker tirava sarro das gigantescas diferenças comportamentais e culturais entre Brasil e EUA.
    Lembro que eles sentiam falta do café fraco de lá(?!), já que o nosso é muito forte.
    Vai entender...
    Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Haha! Bela sátira.

    Mas o O’Mallory não sabe o onde está pisando... Bem antes de solucionarem o crime, seu informante vai transmitir as fitas do McGyver pela gatonet e em breve todos serão surpreendidos com um novo funk: o Rap do Magáive (tô na vida loca/ tô na profissão perigo/ com a esperteza do Magáive/ eu combato os inimigo).

    Obrigada pela visita e pelo comentário no meu espaço de divagações e futilidades.

    bjohny!

    ResponderExcluir
  14. Eu é que agradeço aos seus inspirados elogios, Silvana.
    E seu site é um criativo local de reflexão e troca de ideias.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Jacques, quando o chefão falou "aborígenes" eu imediatamente pensei: "eles não sabem o que é isso". E, pimba! O´Mallory disse o mesmo! Já posso trabalhar no CIS-RJ, it´s so easy!

    E como assim tomaram de 78 x 0 na cena de crime que virou campinho? Bom, o matador estava ali, entre os moleques. Falha do CSI-RJ; e outra: marcaram touca! ( what?) Mr. Joe Sant´anna estava sem clube até semana passada. Ele seria perfeito para treinar o time CSI-RJ de futebol ou soccer:

    - Ok, pipou, it´s véri importante to ter the dominium ófi the ball and for isso we precisa to elaborate a tatic isquém to first defender to depois atack: 10 players in the zaga helping the goalkipê! Dis is chamado retranca!

    - What does it mean "retranca"? I´ve heard a ordinary word here in Rio de Janeiro: metranca! Is it the same?

    - Firsti, ordinária é a tua mãe, ô gringo! E larga de sê burro que eu falei retranca, meu fio, R-E-T-R-A-N-C-A, com "R" de...de...

    - Hello?

    - Que relou o que, rapaz? Quem relou no que aí?

    McGyver transformaria esse time de pernas de pau numa máquina de futebol comparável ao Santos de Pelé, Holanda de Cruyff, Inter de Falcão e Barcelona de Messi rapidinho! E apenas com uma bola de meia!

    Abraço! Muito bom o texto, criatividade é isso aí! :)

    ResponderExcluir
  16. ei, jacques,
    acredito que macgyver tenha tido mais sucesso no brasil do que nos eua, mas tenho a certeza de que ainda teve mais em portugal do que em erras de vera cruz, hehe!
    hilariante, no mínimo! tu sabes captar a pequenez do ser humano com um sentido de humor e uma ironia verdadeiramente irresistíveis.
    um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jacques, um grande abraço meu querido. Admiro seu talento para a criação de um texto fundamentado numa história baseada em uma criatividade também admirável. O sotaque, os personagens, os diálogos, todos obedecendo uma ordem perfeita. Eu o louvo pelo talento, que fica evidenciado nos seus textos.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Jacques pelas dicas...anotei o site, mas eu ainda não terminei a saga dos espelhos, tem ainda a Simbologia 2, 3, 4...rsss
    Muita carta em jogo ainda.
    Thanks.
    P.S.:não tenho interesse só em espelhos...toda e qualquer literatura!

    ResponderExcluir
  19. Jaime,
    Assim não vale, tu já tem pós doutorado em avacalhação alheia, o que configura concorrência desleal.
    O rap do Joel Santana tentando falar ingrêis se tornou um desse virais imortais e xaropentos.
    Também não curto muito retranca (e nem metranca), mas depois de 2006, quando o Inter se viu obrigado a criar a mãe de todas as retrancas para evitar tomar um balaio de gols do Barcelona, fui obrigado a mudar de opinião.
    E nem McGyver daria jeito em uma força policial mais deslocada do que freira em baile funk.
    Abraço.

    Jorge,
    Fico feliz em saber que meus escritos sejam entendidos do outro lado do oceano.
    Obrigado.

    Paulo César,
    Meu talento em criar diálogos absurdos (com um fundo mínimo de verdade) só se compara ao seu em denunciar abusos de autoridade e descasos com o povo brasileiro.
    Valeu.

    Sandra,
    Parabéns pelo seu site, que privilegia o conhecimento e a busca pela verdade interior de cada um.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Jacques.
    Está muito boa sua narrativa, que compõe a diversidade de mundos que estamos mergulhados. De um lado, o dito primeiro mundo, representado pelo sotaque americano: “Good. Mas o que querer dizer “Ipanima”?”. Do outro lado o propalado submundo inserido no chamado terceiro mundo, que chama o outro de “cambada de idiota” (mas ela não sabe disso).
    Muito bom de ler, o texto, rico em conteúdo, que retrata a vida pulsante, por todo canto, onde todos estão mais atentos do que se pode imaginar, que você retrata de modo magnífico.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. Hahahah.
    Boa narrativa. Gostei bastante do tom que você utilizou.

    Att,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Evaldo,
    O 11/9/2001 só ocorreu porque os States (conhecido atualmente como Nova Roma)tratam o resto do mundo como lixo, e depois quando alguém revida, eles se fazem de vítimas.
    Obrigado e um abraço.

    Vanessa,
    Eu utilizei um tom que demonstrou a quase total indiferença do Chefe com as pessoas a quem ele supostamente deveria conhecer, o que reflete a realidade dos EUA em relação ao resto do mundo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  23. Ahahahahahahahahahaha... só uma mente privilegiada pela criatividade pra escrever esses texto... adorei o “Cambada Stadunidense Indiota”, porque contrariando a maioria eu também penso assim... e depois o placar do jogo... óoooootiiiimo, bem isso que a polícia faria, mesmo... entrar no jogo! Muito bem sacado.
    E alérm do mais o texto, apesar de comédia, abre várias frentes de discussão séria. Parabéns pela astúcia!

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Valeu pelas dicas.
    Anotadas!
    Thanks!

    Sapatinhos da Dorothy

    ResponderExcluir
  25. Bel,
    Obrigado pelos elogios, e acho que o pior dos States é não conseguirem enxergar a forma nociva e indiferente com que tratam o resto do mundo.
    Valeu.

    Sandra,
    Qualquer outra dica que eu achar que vale a pena, com certeza te passarei.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  26. Jaques: é bem verdade o que disse sobre a natureza. Concordo.
    Sim o professor Bento é um dos colaboradores de minhas palavras, é uma pessoa incrível, e sempre está por aqui, mostrando-me seus pontos de vista, sempre lúcidos e intelectualizados; e eu por lá lendo os escritos dele, um homem de veras inteligente, sábio; Assim como outros professores e professoras, pessoas em geral que sempre estão por aqui. Cheguei ao seu blog através, justamente dele, o prof. Bento, um expert em haicai e comentários "contribuintes". visitarei os outros blogs por você me indicados, quando tiver eu tempo o farei. Literatura é uma paixão. Gosto muito!

    15 de setembro de 2011 17:16

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Muito bom.
    Da série CSI poderiam fazer CSI Poa, para descobrir que é o toniolo, reerere.

    ResponderExcluir
  28. Ou talvez CSI Pelotas, Cesar, para tentar desvendar as falcatruas de nossos prefeitos.
    Mas aí viraria novela, o que é desaconselhável.
    Valeu.

    ResponderExcluir