terça-feira, 9 de julho de 2013

ABAIXO!



- ABAIXO A CORRUPÇÃO!

- ÉÉÉ! FORA! SE MANDA! SE LIGA JACARÉ QUE TUA LAGOA JÁ SECOU!

- Ahn... Menos, cara, menos.

- Então... Err... Se liga pulga d’água que... Tua poça já... Evaporou?

- Não, não é isso. É que frase muito complexa em protesto é o mesmo que frase do Shakespeare em filme do Adam Sandler: perde totalmente o sentido.

- Ah, saquei. Então fiquemos no basicão mesmo. ABAIXO A COR... Mas espere um pouco, se a corrupção for extinta, os políticos farão o que?

- O trabalho deles, que é criar e legitimar leis que sejam úteis para a toda a sociedade e não somente a grupos privilegiados. E evitar que utilizem o dinheiro público - ou seja, nosso - para se construir absurdos como estádios recobertos com uma película de micros alto falantes que ficam o tempo todo transmitindo piadas de advogado, para repelir a chuva. Se bem que, pelo preço final do produto e sua natureza, isso deve afastar até chuva de meteoros. E nós pagamos E pagamos por isso.

- Mas... Não somos o... País do futebol?

- Nada disso, somos o país dos brasileiros. E depois da Copa, para que serão utilizados estes estádios? Depósito de grãos ou de revistas de fofoca encalhadas ou palco de algum reality show tão divertido quanto reprise de final de concurso de beleza de poodle.

- Mas se fôssemos o país do baseball entraríamos em conflito com os EUA , o que seria uma péssima ideia pois eles nos bombardeariam com...

- Programas de tv mais repetitivos que campanha eleitoral de vereador financeiramente desfavorecido e mais chatos do que campeonato de mahjong? Isso eles já fazem há décadas. Se bem que não sei se é possível chamar Rambo e Desperate Housewives de colonialismo cultural. Está mais pra terrorismo cultural.

- Hmm. Boa. E, pensando melhor, esse grito de “abaixo a corrupção” está meio manjado. Vamos tentar outro tipo... ABAIXO O TERRORISMO CULTURAL!

- É! ABAIXO O... Não, não. Também não serve. Muita gente vai achar que terrorismo cultural é disparar um canhão sonoro de música de ópera em determinado lugar até o pessoal se render e não irá querer ser contra para não ser tachado de ignorante.

- Então... Deixa ver... Já sei. ABAIXO O PREÇO DA ENTRADA DE CINEMA!

- ISSO! ABAIXO... O quê?

- O preço do ingresso no cinema tá tão caro que dá direito a uma porção de pipoca acompanhada de caviar de kraken!

- Mas o kraken é um monstro mitológico!

- Pois é. Deve ser por isso que seu caviar é tão caro.

- E é grego! E o que o pessoal tem contra caviar de Mãe d’água ou de...

- Colonialismo cultural, meu caro. “Nosso caviar é melhor do que o seu”.

- Deve ser. Mas isso também não vai funcionar, já que não é todo mundo que gosta de ir ao cinema. Temos de lutar pelo que precisamos e não pelo que gostamos e colocar a vontade da maioria acima dos desejos da minoria. Sabe como chamamos isso?

- Casamento?

- Democracia! Que é um direito e dever do cidadão, apesar dos políticos que...

- Então... ABAIXO OS POLÍTICOS!

- Impraticável. Político é igual Windows: um mal necessário. E o que estamos fazendo aqui é uma forma de política.

-Verdade. Então... ABAIXO OS POLÍTICOS CORRUPTOS!

- Redundante.

- E que tal o clássico “ABAIXO O SISTEMA!”?

- Sujeito a múltiplas interpretações. Sistema de que? De freios ABS? Linfático? De irrigação? Se bobear o pessoal vai lembrar até mesmo do sistema de capitanias hereditárias.

-Ahn... Então que tal “ABAIXO O GRUPO DE PROTESTO FORMADO POR APENAS DUAS PESSOAS!”?

- Hmm. Serve. Meio auto-paradoxal, mas serve. Ele instiga os integrantes do grupo - ou seja, nós dois - a continuarem sua luta por um país - e um grupo - melhor.

- Ufa. Esse negócio de exercer a democracia não é nada fácil, hein?


- Não, não é. E é por isso que vale a pena.

32 comentários:

  1. Oi Jacques

    Genial como sempre. Um humor inteligente. Já está tudo reduntante, mas só lá fora.
    Acho que agora só funciona melhor com duas pessoas mesmo: VOCÊ e você.

    Uma boa tarde.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacques!
    Muito bom seu texto amigo.
    A forma de expressar, e de tal forma cômico, mas verdadeirao.

    Que Democracia é essa? A corrupção está a todo no Brasil inteiro, nem falo de partidos políticos, pois são vários os sistemas que existem corrupção. E o tal Renan Viajando com avião da FAB para viagem particular (amigos, família etc...) Então podemos tb andar de avião sem pagar.Vai se chamar Renan Turismo kkkkkkkkkk, e estou perplexa de saber que a copa das confederações foi com $ público, e mesmo assim lá estavam brasileiros pagando para tal evento.O Estádio devia ter ficado vazio, assim sendo, mostraríamos que o Brasil precisa sim, de hospitais, escolas, segurança com mais qualidade e com o deslumbre do Estádio.Não tenho nada contra futebol, mas ele se tornou um comércio.

    ABAIXO OS POLÍTICOS: Aqui parece uma monarquia, sempre os mesmos no poder para tirar proveito com o $ público ($ público é $ da Sociedade Brasileira)

    Bjs amigo e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Jacques sempre com esse humor inteligente e esse politicamente correto, foge dos outros textos incorretamente lóligos.
    Adorei!
    bjkas doces e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacques, meu blog mudou de endereço, pois o palavresias o google engoliu.
      http://apenaspalavresias.blogspot.com.br/
      bjkas doces

      Excluir
  4. Olá Jacques, tudo bom?
    Às vezes parece que a vontade de protestar supera a necessidade. Necessida há, sem dúvida; mas é preciso foco. Saber quem é o "inimigo" a ser confrontado. Porém isso não é nada fácil.
    Democracia realmente não é mole...

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Guri de Pelotas!
    Retorno com toda a calma do mundo, mas venho, tá bom?
    Teu texto exige uma leitura bem atenta :)

    Grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Escribir y expresarse también es una manera de luchar contra la corrupción!
    Excelente entrada, te dejo un fuerte abrazo!

    ResponderExcluir
  7. Jacques, guri de Pelotas!
    Voltei...
    a parte que mais gostei foi da redundância super redundante: políticos corruptos. :)
    Mas tem de tudo no teu texto. Senti a questão do protestar por protestar; a questão do nem saber o porquê de tudo isso; os debates inconclusivos; a superficialidade de parecer haver 'pregar no deserto'.
    De qualquer forma, o momento é este no Brasil, um interregno onde o que já foi, não serve mais; e o que se pretende, não se sabe exatamente como se conseguir, como se nem sequer tenha sido criado ainda.

    Muito bom teu texto!
    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  8. Olá Jacques
    Realmente ir protestar e nem saber pelo que esta protestando é o fim, foi o que senti vendo todo estes protestos.
    Parabéns pela forma inteligente de se manifestar.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jacques!!
    Tudo o que vem acontecendo, está ensinando ao brasileiro que não se deve jogar sujeira para debaixo do tapete. As pessoas estão conversando sobre política e isso é bom sinal! Antes o que mais se ouvia era o pedido para mudar de assunto, já que na maioria das vezes, as pessoas diziam não querer conversar sobre política pois quase não entendiam. Estamos no caminho para o entendimento!!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa tarde
    Jacques
    sim...é verdade, agora, temos uma Democracia. E Democracia é fogo,mesmo! Antes uma Democracia, do país do futebol, dominados pela inércia. Democracia sem manifestação, sem participação, sem oposição... Mas, ainda assim, uma Democracia onde gozamos de ampla liberdade, onde escolhemos os filmes que vamos assistir,mesmo com o preço do caviar de kraken!
    Agora, temos a participação, é preciso consciência da enorme responsabilidade que é sair às ruas e declarar o que se quer, o que se espera dos governantes. Como se tornar um interlocutor que não tenha a formação precária recebida de um sistema educacional equivocado. Alguma maturidade para identificar oportunistas,infiltrados extremistas que, tanto quanto no passado, podem por a perder essa incrível oportunidade de ter alguma ascendência sobre nossos governantes, a fim de que, estes, de fato nos representem...
    Obrigado pelo carinho da visita
    ...que pena a sua net, não sabia!
    Minha postagem: foi só uma brincadeira.Imagine, se alguém me cobrasse retribuições de visitas , aíh que não vou mesmo, hehehe
    Bela semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. OI JACQUES!
    MUITO BOM.
    QUANDO DAS MANIFESTAÇÕES, FOI DITO QUE ERAM MUITAS AS QUESTÕES COLOCADAS PELO FATO DAS PESSOAS NÃO SABEREM MUITO BEM QUAIS AS PRIORIDADES, MAS, A VERDADE É QUE SÃO TANTOS OS ERROS QUE NÃO SE SABE É O QUE EXIGIR PRIMEIRO.
    AO MENOS ACORDAMOS,SE CONSEGUIRMOS "LIMPAR", MESMO QUE NUM PROCESSO LENTO, O PAÍS DESTES APROVEITADORES UM DIA, O BRASIL SERÁ O QUE MERECE SER... MARAVILHOSO!
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gracias por la vista y el comentario, te dejo un fuerte abrazo y te deseo un buen comienzo de semana!

    ResponderExcluir
  13. Olá amigo Jacques!

    Como estás?
    Espero que já tenhas resolvido o problema no teu computador.
    A tua história, é muito real, apesar de ser também muito actualizada. Aí no Brasil é os estádios de futebol, a corrupção. Em Portugal, é um governo austero, corrupto que nos arrasta para o buraco e arrasam com tudo!
    Enfim...
    Excelente reflexão.

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jacques,

    Achei o diálogo sensacional e divertido.
    Exercer a democracia é dever de todos, indistintamente, mas em seu verdadeiro e legal sentido.
    Os movimentos de protesto, embora obscuros a princípio, foram se organizando e produziram o efeito primordial, que foi mostrar aos políticos a insatisfação geral do povo com a política governamental. Nada assusta mais um governo do que um povo descontente e que vai às ruas mostrar sua indignação e cobrar. Apesar das badernas e prejuízos resultantes dos movimentos, provocados pelos infiltrados, resultados positivos hão de vir. Assim espero.

    Abraço.

    PS: Republiquei, por incorreção.

    ResponderExcluir
  16. Olá Jacques, boa noite!

    A moda agora é protestar, mas o cidadão brasileiro anda perdido, nem sabe o que realmente quer. Daqui uns dias ta esquecido e fica por ficar, como sempre acontece no Brasil, ninguém fala mais, não acredito em efeitos positivos... Aqui no ES, o prefeito da cidade em meios a protestos resolveu tirar férias e colocou seu vice no lugar, disse que precisa relaxar um pouco... Isso parece até brincadeira. Enquanto a população esta insatisfeita, os governantes estão por ai dando risadas de quem os colocou La no poder. Não existem protestos de ruas que vai abalar esses governantes.

    Parabéns pelo dialogo inteligente.
    Passa la, tem atualização!
    Um abraço e ótima quinta-feira.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a colocação sobre terrorismo cultural (kkk). Protestar até que é fácil, complicado é definir, com preciosidade, seu objetivo. Temo que, nas eleições, tudo fique igual. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Não é fácil não rsrsr eita muito bom como sempre.

    ResponderExcluir
  19. ps: desculpe em não vir tanto aqui mas estou tendo dificuldades para ler em blogs escuro demoro muito tenho que parar e depois voltar..mas sempre que puder volto, acho que é a idade viu rs

    ResponderExcluir
  20. Muito legal o seu ponto de vista!
    Sou seu seguidor mais novo. Se quiser me seguir fique a vontade.
    http://blogdocarloshamilton.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OLÁ
    Passando para te deixar este mensagem.Amigo da Fé
    Quem me dará um ombro amigo quando eu precisar? E se eu cair, se eu vacilar, quem vai me levantar? Sou eu, quem vai ouvir você quando o mundo não puder te entender Foi Deus, quem te escolheu pra ser o melhor amigo que eu pudesse ter.
    UM FELIZ DIA DO AMIGO.
    ANA

    ResponderExcluir
  22. Olá hj é um dia especial, deixo aqui
    uma frase pela bela amizade que temos
    Agradeço sempre seu carinho.


    Pode ser que um dia nos afastemos...
    Mas, se formos amigos de verdade,
    A amizade nos reaproximará.

    (Albert Einstein)

    Bjusss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  23. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderExcluir
  24. É isto ai.
    Exercer a democracia não é nada fácil, mas não podemos desistir;
    Tudo muito bom de forma cômica e agradável, mas a melhor frase é:
    Abaixo o terrorismo cultural.
    Muito boa.
    Abraço;

    ResponderExcluir
  25. Bjuss de uma noite feliz com bons sonhos
    ____________Rita!!!

    ResponderExcluir
  26. Jacques, guri de Pelotas!
    Obrigada por ter passado por lá, sempre aguardo teus comentários. deixei uma respostinha neste post a todos que passam por lá.

    Por falar em passar, passamos em Pelotas, mas tu estava sem internetchê... e não tinha como combinar.
    Vou ficar cuidando no blog roll quando tu atualizar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Sumiste do H. E. e O. P.
    O que fui que te fiz? kkkk

    ResponderExcluir
  28. Olá Jacques

    Que bom revê-lo! Também estive fora da internet por uns meses.

    Mas, não é que os dois concluíram certinho?! Democracia é complicada, mas imprescindível, então aprendamos a lidar com ela, cobremos primeiro de nós o conhecimento necessário para cobrar a reformulação do sistema. Que é preciso mudar, sabemos, mas o que mudar e como atingir as mudanças necessárias?

    Nosso sistema político é estruturado para turvar a visão do povo, ele estabelece uma distancia imensa entre o povo e seus representantes, entre as necessidades do povo e as ações políticas. Não há representatividade, penso que é exatamente por aí que as mudanças deveriam começar, partindo da forma como hoje são eleitos os políticos que não representam seus eleitores. A partir de uma eleição distrital em que o povo escolhesse de verdade seu representante, poderia começar a se cobrar o fim da corrupção, pois o representante eleito estaria próximo a seus eleitores com suas ações mais expostas e possíveis de serem acompanhadas e cobradas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Olá td bem por aqui, vim agradecer seu carinho
    no meu aniversário, desejar sempre o melhor pra vc
    E nesse BRASIL de meu deus abaixo tudo mesmo
    Venha participar do sorteio do meu Blog será bem vinda (o)
    Abraços
    Rita
    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/2013/08/sorteio-do-cantinho-virtual-da-rita.html

    ResponderExcluir
  30. Oi Jacques

    Passei para dizer um bom final de semana.
    Estou sentindo falta das suas postagens.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde com muita alegria!
    Agradecer o seu carinho é divino
    Abraços com uma amizade bonita
    __________Rita!!
    ✸ ✿¸¸¸.•*´¯`❀ ➥ © ✿¸¸¸.•*´¯`❀

    ResponderExcluir