domingo, 7 de abril de 2013

Sinbad e aquelas incômodas dúvidas existenciais que surgem sem razão alguma


- ...Recapitulando: nós estamos nessa jornada mais perigosa do que dragão resfriado porque...

- Porque você é Sinbad, o Aventureiro dos Mares! O Flagelo dos Desmortos! O Aniquilodestruidor de seres anatomicamente incongruentes!

- Quê?

- Também conhecidos como M.O.N.S.T.R.O.S .(Manifestação Orquestradamente Nociva Senciente Transmissora de Ruína, Ódio e Sujidades)! 

- Ah, isso. Exageros... O sultão sempre foi um M.O.N.S.T.R.O. como contador de piadas e eu nunca meti medo nele.  Sabia que as piadas dele são proibidas em mais de cinquenta províncias?

- Acho que isso explica porque ninguém ataca o reino dele. E estamos singrando os Sete Mares porque...

- Porque temos de singrar - e sangrar - por todos os Sete Mares? Não dá para velejarmos direto até o nosso destino final? E que ele não seja o nosso “destino final” já que... Ah, você entendeu.

- Temos de velejar por toda essa distância para tentarmos reverter a maldição do perverso feiticeiro Malignor Rendhus Harryhausen, que...

- Mas que nome mais... Sugestivo, não?

- E foi por tanta gente caçoar dele por causa de seu nome que ele se tornou o maléfico vilão da atualidade, sabia? E ele amaldiçoou o príncipe Rasham, fazendo com que ele cante o hino da Gordávia toda vez que enxergue areia.

- E... Isso é tão ruim assim?

- Considerando que ele mora no meio do deserto e sabe cantar tão bem quanto um camelo paranóico com dor de dente, sim. E estamos nessa jornada para tentar encontrar a alma do feiticeiro, que se acredita estar guardada em um local mais inexpugnável que diário pessoal de gênio da lâmpada.

- E... Que lugar seria esse?

- Dizem que ele a escondeu dentro de uma garrafa de vinho sem álcool!

- Mas que coisa odiosa...

- Sim, tornar-se imortal por meio da...

- Não é isso, me refiro ao vinho sem álcool! E porque EU tenho de encontrar a cura para o príncipe?

- Porque você é Sinbad, o Destraçalhador de...

- Sim, sim, eu sei. Mas não dá para outra pessoa fazer isso?

- É óbvio que dá, mas daí seria o nome dela que apareceria em canções de aniversário desprovidas de sentido, guardanapos personalizados e lendas estupidamente exageradas daqui a zilênios! Nosso destino é igual a resfriado: não o escolhemos, ele nos escolhe!

- Então... Meu destino é partir por aí combatendo criaturas saídas do pesadelo de um ciclope hidrofóbico com delírios de grandeza?

- Exato!  Porque é isso o que o faz grande! E, cá entre nós, é o que o sr. sabe fazer melhor...  

- Isso é verdade. Mas é que não me parece muito justo eu e minha tripulação arriscarmos a vida para resolver problemas que nem são nossos enquanto o sultão fica lá no seu palácio no luxo e no conforto. Qual o maior problema que ele tem de resolver, decidir qual será o prato principal do próximo   

- O sultão tem seus próprios problemas para resolver. Lembra da última festa onde ele teve de provar comida da Zirtênia para evitar um incidente diplomático, mestre Sinbad?

- Lembro. Ele passou tão mal que mandou seus escribas criarem alguns palavrões novos. Estes mesmos palavrões foram considerados proibidos minutos depois de terem sido criados. Vai entender...

- Mas de qualquer forma, o sr. Pode desistir e trocar tudo isso por uma modesta, bucólica, enfadonha e praticamente congelada no tempo cabana em algum lugar mais chato que nuvem bocejando, onde todos os dias serão praticamente tão indistinguíveis quanto dois pratos de sopa sem sal.

- Argh. Pensando bem, creio que é melhor eu viver fazendo aquilo que nasci para fazer, mesmo.

- Ou morrer tentando, sr.!

- Sim. Ou isso.  

27 comentários:

  1. Legal que tu atualizaste o post.
    Retorno com toda calma desse mundo, Jacques.
    Abração e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacques! Seus textos são exuberantes. Não sei se os compreendo bem. Mas gosto muito das reflexões propostas. E esse me fez pensar sobre a dificuldade moderna de estarmos à sos conosco. Parece que a modernidade oferece sempre um viva à vida em colméia. E a individualidade fica esquecida. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacques, gostei do título (..)"dúvidas existenciais que surgem sem razão alguma".. Volta e meia tenho crises parecidas, para no final constatar que devo fazer o que sei fazer melhor - meu emprego atual!
    Enfim, gostei da crise existencial do Simbad!
    E de ver seu blog atualizado também.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacques, tudo bom?
    Quem nunca passou por uma crise existencial, não é mesmo?
    Qualquer coisa que nos leve a uma reflexão nos faz bem, e não é diferente com essas dúvidas do ser.
    Precisamos delas para descobrirmos quem somos e o que queremos para nós.
    Cada um nasce com uma habilidade diferente e tem um uso para dar a ela. Então encontrar essa tal habilidade e a implicação dela para a nossa vida e a dos outros é o que nos move.

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. OI JACQUES!
    NESTA CRISE EXISTENCIAL, DO SIMBAD, QUE NO TEXTO PODE REPRESENTAR VÁRIAS PERSONAGENS DE NOSSO DIA A DIA,COMO NÓS MESMOS, AVALIANDO SE O QUE FAZEMOS É O QUE REALMENTE GOSTARÍAMOS DE ESTAR FAZENDO, DE POLÍTICOS QUE VIVEM EM SEUS CONFORTÁVEIS CARGOS, DEIXANDO QUE O POVO SE QUEBRE PARA SOBREVIVER E A OPÇÃO DE LARGAR TUDO E RECOMEÇAR EM OUTRO LUGAR QUALQUER, MAS, DEVIDO A ENVOLVIMENTOS QUE A VIDA SE NOS IMPÕE, NÃO O FAZEMOS E PERMANECEMOS ALI, MESMO SABENDO QUE NÃO É A MELHOR OPÇÃO...
    ASSIM ENTENDI TEU DIÁLOGO E O QUE MAIS GOSTO EM TODOS QUE FAZES É ESTA OPÇÃO QUE NOS DÁS, DE VIAJARMOS NELES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Jacques, voltei guri de Pelotas!
    GENIAL teu texto, e até que essa crise existencial pelo menos está divertida :), mas me serviu como uma luva, ou duas luvas...
    Estou no que os místicos chamam de inferno astral, aqueles 30 dias até o aniversário, e estou nesse período onde ficamos criando crises que nem existem, etc... e remoendo as que existem, para percebermos depois que isso não vale a pena!
    Parabéns, amigo, volto sempre!
    Teu texto é sempre bem melhor do que o comentário que consigo deixar por aqui.

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Morrer tentando é mais divertido. rsrsr
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Jacques
    Bom retorno
    risos... gostei do M.O.N.S.T.R.O.S
    ...Estamos todos condenados a enfrentar dúvidas existenciais que surgem do nada na medida em que amadurecemos e vamos experimentando as várias fases da vida. Sofremos, mas nem sempre isso precisa ser ruim e nem querer trocar tudo isso por uma modesta, bucólica, enfadonha e praticamente congelada no tempo cabana ...ou melhor, podemos usar essas dúvidas para sair da zona de conforto e despertar a criatividade.Se você não entra em dúvida vai se acostumando com a existência, mesmo que ela não seja favorável.
    Obrigado pelo carinho da visita
    Boa tarde
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Jacques! Seja bem-vindo em seu retorno! Faço minhas as palavras da Zilani Célia! Gosto muito de teus textos escreves bem demais! É muito criativo! Tem muita imaginação! Como o Felis, também gostei do M.O.N.S.T.R.O.S.! Uma abençoada e feliz semana!
    Carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Se quem tem o destino de partir por aí combatendo criaturas saídas do pesadelo de um ciclope hidrofóbico com delírios de grandeza se chama Simbad, então meu nome é Simbad - kkkk.

    ResponderExcluir
  11. La originalidad en tus textos nunca cambia, muy buen el relato, siempre con ese toque personal que vos le das.
    Un placer pasar, mil gracias por la vista y si no te incomoda me llevo tu enlace para seguir tus publicaciones.
    Besos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jacques
    Muito bom kkkkk! Vinho sem álcool é suco de uva kkkkkkk.
    Bjos.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Jacques, não consegui deixar de fazer um paralelo com guerras e comportamentos de dirigentes dos países. Penso que cada soldado passa por essa crise, quando pensa que pode perder a vida enquanto o presidente se refastela em banquetes e encontros sociais.
    Todos nós, vez ou outra, enfrentamos dilemas. Será que lutar e se arriscar vale a pena, quando os interesses nem são nossos? Ao mesmo tempo, o que ganhamos nos trancafiando em uma zona de conforto, sem viver? Você sempre nos faz pensar.
    (Obrigada pela gentileza de sempre). Bjs.

    ResponderExcluir

  14. Olá Jacques,

    Sumiu, amigo!
    Adoro ler estes seus textos criativos, que fazem nossa massa pensante entrar em ação.
    Concordo com a mana. A primeira coisa que me ocorreu enquanto lia foi exatamente o que acontece em situação de guerra ou com os dirigentes de qualquer espécie-rsrsrs.
    Dúvidas existenciais são sempre incômodas e ocorrem independentemente de nossa vontade e em qualquer estação da vida, né não? Elas até podem não ter razão alguma, mas somente percebemos isso depois que as enfrentamos e passamos por elas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Achei genial usar um personagem tão marcante quanto Simbad para fazer um contraponto com as dúvidas que nos invadem, certamente para tirar nossa vida da mesmice. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Passando pra ter ler.
    Lindo e especial dia!
    http://soempalavras.blogspot.com.br/
    Copyright©soempalavras

    ResponderExcluir
  17. Olá Jacques, tudo bem?
    Mais um maravilhoso post, então Simbad também tem seus momentos de duvidas, como todo bom ser humano, sempre achando que sua vida é cruel, mas quando se fala em mudar tem medo da vida sedentária sem aventuras,penso que ele não conseguiria,rs.
    Amigo agradeço pela visita e palavras sempre tão carinhosas.
    Uma bela semana. Beijos.

    ResponderExcluir

  18. Olá Jacques,

    Voltei para agradecer a você a atenção e o carinho das visitas. Só de você ir numa postagem já me deixa feliz. E você deixou por lá várias felicidades, além do acréscimo de seus comentários.

    Obrigada!

    Ótima e feliz semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Simbad e belas histórias. Lega!

    http://www.blogdocarloshamilton.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde de sábado de Sol!!
    ♫♫♫ (¸.•❋

    Vim deixar um abraço ,desejar um belo
    final de semana, ver e gostar do seu
    post.
    Termino com uma frase que adoro.

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

    (Vinicius de Moraes)

    Abraços com carinho
    Rita!!!!
    ♫♫♫ (¸.•❋

    ResponderExcluir
  21. Olá amigo Jacques.
    Saudades de te ler. :)
    Desculpa a ausência, mas foi devido a um problema de saúde. Estou a recuperar e agora está tudo bem.
    Como estás?
    Gostei muito da história do Simbad, a tua versão é bem mais interessante e divertida.

    Um beijinho e obrigada pela amizade,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Querido amigo! A semana que passou estive envolvida em muitos problemas de ordem pessoal e não consegui visitar e/ou responder comentários! Peço perdão! Estou tentando normalizar....
    Obrigada pela amizade e pelo carinho!
    Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  23. É primeira vez que vejo Simbad por esse angulo rs, gostei.

    ResponderExcluir
  24. Quando não se tem problemas, procura-se por um! Se não os nossos, que seja os do sultão! :)
    Vinho sem álcool? Isso é possível?
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  25. OLá Querido amigo Jacques!
    Todas adversidades da vida, seja na politica, trabalho etc... geram conflitos, seu texto é uma boa reflexão para saber exatamento o que se passa no mundo em vários segmentos.E o dialógo feito por você, percebe-se que todos sem exceção tem problemas para resolver.

    Desculpe minha ausência, estou com problemas de saúde, mas isso é um problema tb, e com certeza vai ser resolvido.

    Bjs e uma boa tarde para você amigo.

    ResponderExcluir
  26. Tem uma tag para ti lá no blogue. É sutil, mas ta lá.
    O H. E. e O. P. adverte:
    Este comentário vai ser copiado para muita gente. rss

    ResponderExcluir
  27. Oi Jacques,

    Como você anda? Por aqui, ainda, encrencada com muito trabalho, mas feliz depois de uma crise existencial. Lendo o seu texto, pensei como é fácil criarmos monstros, algo como ir a Oceania para entender a Africa.

    Feliz final de semana para a família!

    ResponderExcluir