sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O cavaleiro e o dragão


Inglaterra, nos tempos mitológicos. Parado na entrada de uma imensa caverna cercada por ossos e campos calcinados, um cavaleiro de armadura grita:

- APAREÇA ASSUSTADORA FERA INOMINÁVEL, E ME ENFRENTE EM UMA LUTA JUSTA!

Do fundo da caverna, se ouve um rosnado e uma voz mais rouca do que uma múmia com laringite pergunta:

- Rrrrrealmente você tem coragem demais ou inteligência de menos. O que quer aqui, pequenino? Vocês ainda não aprenderam que aqueles que me enfrentam jamais retornam? E luta justa? Meu fogo queima mais do que todas as especiarias do Oriente, posso me mover mais rápido do que você pode mudar de ideia, mandá-lo para o reino vizinho com um espirro e sou mais forte do que toda a teimosia humana junta. Creio que este realmente não seria um confronto justo.

- Que bom que admitiu, réptil! Então prepare-se para...

- Se quiseres realmente uma luta justa, largue esse limpador de unha que você carrega aí. Se não tomar cuidado, é capaz de coçar as costas de alguém com isso, sabia?

- Fazendo pouco caso de minha missão sagrada? Pois saiba que nada tenho a temer, já que luto pelo lado do Bem, B.E.S.T.A.(Beligerante Entidade Sádica Terrivelmente Assustadora)!

- Bem? Pff. Os únicos "bem" e "mal" que encontrará aqui são o "bem" e o "mal" PASSADO! He, he. Quer dizer então que eu sou mau apenas por existir? Absurdo. E B.E.S.T.A., eu? Besta é você que, se fosse um pouco mais intelectualmente dotado, usaria uma besta! E que mal eu fiz a você? Tudo o que faço é comer uma vaca aqui e uma ovelha ali que fazem tanta falta quanto um bobo da corte fanho.

- Você nos amedronta e coloca em risco o status quo vigente de ordem de importância, que é "humanos-animais-monstros mitológicos inclassificáveis-piolhos de galinha com gripe-lambe-botas reais".

- Mas que genial! E quem foi que criou este sistema de classificação tão válido quanto um mapa mundial humano, ahn?

- Quem? Não faço ideia, fera, mas creio que foi um...

- Humano, não é mesmo? Rrrrrisível. Inclassificável é a arrogância de vocês mamíferos que, embora sejam a espécie dominante, não dominam nada neste planeta.

- Neste o quê?

- Não falei?

- E do que foi que você me chamou, fera?

- Mamífero. Quer dizer "que possui mamas", em grego. E “planeta”, também vem do grego e quer dizer “errante” no sentido de vagar, e não no sentido de errar continuamente. Pensando bem, pode-se dizer que vocês são errantes no errante.

- E... Como é que uma criatura como você sabe tanto, ahn?

- E como vocês podem ser tantos e saberem tão pouco?

- Pouco? Pois saiba que nós sabemos construir castelos, barcos e...

- E os usam para declarar guerra a outros humanos. Quanta inteligência guerrear contra quem é diferente, de cor de pele a modelo de vestimenta. E vocês ainda costumam vender dente de narval como se fosse chifre de unicórnio? Isso é que é se aproveitar de nós, pobres M.I.T.O.S. (Manifestação Inteligente Tradicionalmente Observada Suspeitamente).

- Bem... Admito que existem aqueles que escolhem a trapaça e a perfídia como modo de vida. Mas não fomos nós que exterminamos os unicórnios pois...

- Pois se continuarem a agir assim, a confiança em sua raça é que acabará se tornando um M.I.T.O.. E a culpa sobre o extermínio dos petiscos de chifre foi deles mesmos. Quem mandou serem tão saborosos? Saborosos e práticos, já que após serem devorados, usávamos seus chifres para limparmos entre nossos dentes.

- Para uma criatura tão vil, você até que tem algum senso de humor.

- Vil só? E tenho milhares de anos, meu caro, se eu não tiver senso de humor, terei uma existência...

- Err... Monstruosa?

- Sem dúvida. E quem disse que vocês não conseguem aprender nada?

- Mas eu consegui aprender sim, monstro! Aprendi que você é uma ameaça literal e figurativa ao modo de vida que...

- Olhe aqui, se eu fosse você, não consideraria o modo de vida inglês um exemplo para o restante do...

- Sua opinião pouco importa, dragão! Ficou mais claro do que uma armadura lixada por uma tempestade de areia moura que nós devemos exterminar sua raça!

- Mesmo? Então somos uma ameaça a vocês, ahn? Pensando bem, vocês também representam uma ameaça a nós, sendo assim, eu poderia reunir alguns amigos meus e juntos faríamos de suas preciosas cidades amontoados de cinzas que fariam Pompeia parecer sujeira de cachimbo.

- Fazer quem parecer o que?

- Raaarrrrrsshhh! Esqueça, cavaleiro. Pouparei sua vida para que retorne aos seus semelhantes e lhes diga para não mais me importunarem, entendeu?

- Ahn... Muito bem. Farei isso. Mas porque me disse que aqueles que o enfrentam jamais retornam, já que é o que eu farei?

- Porque você mudou internamente ao conversar comigo, entendeu? Ao aprender e pensar sobre coisas que jamais havia imaginado antes, você mudou, não concorda?

- Sim, eu aprendi...

- A respeitar as diferenças? As de tamanho, pelo menos.

- Mas que nada! Quem poderia imaginar que dá para limpar os dentes usando um palito? Porque nunca pensei nisso antes?



14 comentários:

  1. Jacques,
    Nada que uma boa conversa não resolva não é? E ainda aprende-se um com o outro... Deve ter sido exatamente que os humanos começaram a usar palito de dentes[aliás um hábito nojento].
    bjkas doces

    ResponderExcluir
  2. AHahhahahha...o pobre cavaleiro da ideia fixa não estava pronto a absorver todo o conhecimento que o dragão lhe ofereceu tão sobejamente.
    E que interessante constatar que pouca coisa mudou na mentalidade de muitas pessoas, desde épocas "cavaleiriças" até hoje: intolerância, falta de diálogo consciente...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Jacques, guri de Pelotas!
    Fiz uma primeira leitura, retorno para comentar com calma quando eu postar novamente, tá bom? Assim, concentro minha atenção.
    Beijos e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacques

    Este cavaleiro é do tipo que diante de um banquete, ignora os pratos e elogia o palito. Hahaha isto deve significar algo! Tão familiar este cavaleiro, tão humano!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que relato tan original, el caballero y el dragón y una conversación muy especial ... tu imaginación es increíble!
    Un placer pasar a leerte, te dejo un fuerte abrazo y te deseo un hermoso fin de semana!

    ResponderExcluir
  6. E assim surgiu a primeira fábrica de palitos de dentes...
    Curioso como as pessoas são voltadas para si mesmas. Mesmo que seja "em defesa da espécie", no fundo estão pensando somente em si, em tirar algum ganho. Qualquer coisa diferente é uma ameaça.

    Depois de milhares de anos, até que esse dragão é bem inteligente. Quem sabe daqui a mais alguns milhares de anos atinjamos a mesma condição.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Jacques, guri de Pelotas!
    Dragão sábio esse, heim? Acho que o cavaleiro não estava lá tão preparado para pensar, mais acostumado a seguir regras, ordenar coisas (talvez), enfim, reter informações; e não necessariamente cultivar conhecimento. E isso acontece muito. :)
    Abração e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jacques! E imaginar que palitos de dentes poderiam render uma história que muito se aproxima da nossa realidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacques!

    Esse Dragão é muito inteligente, se a humanidade estivesse nessa condição, talvez o mundo seria melhor. E na realidade, existe muita falta de dialogo.


    Abraços amigo Jacques. Um super semana para você.

    ResponderExcluir
  10. Olá!Boa noite
    Jacques...
    ... o mundo de hoje,diferente do mundo do cavaleiro e do dragão, nos leva a sermos hiperativos e dispersos. Ora, isso gera dificuldades para aprender, já que esta é uma atividade que exige concentração, esforço e dedicação a uma única coisa. O primeiro passo é aceitar a ideia de que todos temos dificuldades de aprendizagem, porque é trabalhoso e difícil e exige um reconhecimento de que não se sabe. E talvez um dos grandes problemas que cavaleiros do mundo atual enfrentam seja esse.
    Tem sido cada vez mais difícil para eles admitir que não sabem, que não conhecem, porque isso angustia e incomoda. E, em tempos de aparências, precisamos mostrar que sabemos muito. Além disso, os obstáculos que surgem têm sido vistos como impedimentos, e não como desafios, por isso preferimos contorná-los a enfrentá-los. Os mais novos cavaleiros logo perceberão isso e aprenderão à dialogar mais, para aprender mais ...e com certeza não irão enfrentar um dragão com uma arma que servirá só para limpar os dentes deste...
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bela semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Jacques,
    menino inteligente.
    Mais do que nunca precisamos que monstros como esse venham nos ensinar a ter mais discernimento
    para dialogar e enfrentar um confronto de modo mais justo. Infelizmente neste planeta não há diálogo nenhum, tudo acaba em pizza e sempre dizemos amém a tudo.

    Criativo sempre.
    Linda semana para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Caballero valiente si los hay...
    Lindo... um beijo Grande!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite voltando para meus queridos(a)
    Criatividade é que não falta ai, cavaleiros e dragões já
    mas um dragão bem sábio rsrsrs gostei de ler
    ficou pra trás

    Bjuss com carinho....

    └──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir
  14. OLÁ AMIGO
    Parabéns imaginação é que não falta na sua cabeça né rsrsrs.OI FLOR

    Boa Noite passando para te desejar um feliz domingo. E também para deixar um recadinho tem um amiga do blog que perdeu seu esposo deixei lá no meu blog um texto de conforto. Apareça para deixar o teu abraço.
    Ana
    http://brisa-petala.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir