segunda-feira, 16 de julho de 2012

O pomo e a discórdia



Toc! Toc! Toc!

- Sim? Quem é que... PELOAMORDOSMEUSFILHINHOSQUEAINDANÃONASCERAM, que susto, meu senhor!

- É senhora, viu sua amaldi... Digo, amável mocinha? E eu estou aqui para lhe oferecer estas deliciosas maçãs lindas, apetitosas, suculentas e saborosas, livres de venenos mortais que lhe causariam uma morte lenta, asfixiante, dolorosa, inescapável, indescritível, in...

- Olha, ahn... Senhora... Seria muito bom provar suas maçãs, mas eu estou mais ocupada que castor enfrentando infestação de cupins, sabia? Este pessoal que mora aqui comigo possuem corações inversamente proporcionais aos seus tamanhos, mas parece que eles gostam de manter o local limpo tanto quanto minha madrasta gosta de críticas construtivas, então se me dá licença, eu preciso...

- Oh, eu nem pensaria em atrapalhá-la, minha querida. Mas me conte mais sobre essa sua gentil, doce e incompreendida madrasta, sim?

- Gentil? Só se for com a própria imagem de si mesma no espelho! Doce? Nem se ela bebesse um barril de mel do tamanho do próprio ego! E incompreendida? Isso é bem possível...

- Mesmo, querida Branca de Neve? Fale mais sobre isso...

- É que ela vive... Um momentinho, eu não me lembro de lhe ter dito meu nome! Como é que sabia que...

- É que todos aqui das redondezas a conhecem por sua... Aham... Gentileza e bondade que me dão ânsia de...

- Como?

- Sim, sim, coma, minha queridinha! Coma!

- Hmmm... Melhor não, e eu estava dizendo que minha madrasta é incompreendida porque ninguém entende a razão dela se preocupar tanto com sua beleza física.

- Ah, é mesmo, minha pequena insuportável?

- HEIN?

- Desculpe, eu quis dizer insuportavelmente meiga e atenciosa.

- Ah. E me parece que minha madrasta nunca percebeu que a beleza não tem mais do que a profundidade da pele, por isso ela perde horas e horas na frente daquele espelho. Talvez ela fosse mais solitária do que um bardo gago.

- Talvez ela apenas esteja cercada por pessoas incapazes de perceber sua magnificência indescritivelmente majestosa e majestosamente indescritível.

- Talvez ela só tenha o rei na barriga, ou no caso dela, rainha.

- Talvez a forma como todos insistem em vê-la a tenha deixado assim.

- Talvez ela veja as demais pessoas da forma como ela quer, e não da forma como elas realmente são, como uma criança birrenta que, mesmo estando com dor no estômago, deseja muito um doce.

- Talvez você esteja usando o termo “talvez” demais, minha jovem.

- Talvez. E talvez minha madrasta esteja... Como direi... As tochas estão acesas, mas não tem ninguém no castelo, entende?

- Entendo. E quem pode dizer se ela não está assim por causa de alguma jovem enxerida e petulante que a importunou mais do que um pica-pau obsessivo compulsivo?

- Se fosse esse o caso, minha senhora, acho que, ao invés dela apenas se olhar tanto no espelho, ela deveria tentar olhar para dentro de si mesma, já que, com toda a certeza quanto o inverno precede a primavera, esse caminho escolhido por minha madrasta não poderá levá-la a nada de bom.

- Mesmo? E como pode afirmar isso, querida?

- Por experiência própria, senhora. O caçador que ela mandou arrancar meu coração – está certo que eu gostaria de ter o coração roubado por algum homem, mas não desta forma – só poupou minha vida porque eu sempre pratiquei o Bem, ou seja, ele preferiu enfrentar a maldade dela por mim, apenas por eu não merecer um fim cruel e - literalmente – sanguinário. Mas esta conversa toda me deixou com fome, acho que vou provar das suas...

- Ahn... Melhor não, querida, acabei de lembrar que estas maçãs estão um pouco velhas e eu...

- Mesmo? Mas e essa aparência tão suculenta e brilhante?

- Cera de abelha, querida.

- Ora, mas que coisa feia de se fazer não, minha – não tão boa assim – senhora?

- De fato, minha jovem. Como você mesma disse, é o interior que conta. E já vou indo. Muito obrigada por suas palavras sinceras, mas tem uma coisa que preciso fazer urgentemente.       

- E, se me permite perguntar, o que seria isso, senhora?

- Refletir, minha cara, preciso refletir muito. Adeus.



36 comentários:

  1. Jacques, guri de Pelotas!
    EXCELENTE!
    Finalmente uma discussão de relação entre a Branca de Neve e a Bruxa! :)
    Muito bom!

    Oportunidade de remissão da Bruxa, afinal o importante é o interior..., mas fico pensando se a bruxa realmente refletiria haha, será? Aqui uma esperança de que o fizesse, mas algo me diz que se ela ficasse conversando mais um pouquinho com a Branca de Neve, o final seria diferente, 'talvez'...
    Extremamente criativo!

    Abração e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  2. Jacque te ler é sorrir ma certa...
    Muito bacana esse dialogo..e como sempre muito a se refletir...
    Muito bacana esse seu jeito singular de escrever...original, criativo e inteligente!!

    Um beijo...

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacques
    Muito bom! Como sempre! A bruxa foi refletir, assim como seus diálogos inteligentes nos fazem rir e refletir ao mesmo tempo.
    Bjão. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs... será que a bruxa foi refletir sobre si ou foi refletir novamente sua imagem no espelho?

    Como sempre, um texto muito bom!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá caríssimo Jacques,
    Um diálogo que me fez sorrir bastante.Gosto da criatividade e dos seus personagens sempre são muito comédia.
    Será que realmente a bruxa foi refletir, fiquei em dúvida.
    Amigo, obrigada pelas palavras inteligente que você sempre deixa nas minha postagens.
    Ótima semana!
    Beijos grande!

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Jacques?
    ..realmente... gostei da sua inteligência, criatividade e originalidade, além do tom bem humorado..."O pomo e a discórdia"...me lembrou da maçã da lendária Guerra de Tróia, quando Éris entregou aos olimpicos, toda de ouro, com a inscrição "Para a mais bela", e penso que a Bruxa,não foi refletir sobre sua beleza interior, e sim, sua beleza exterior...a maldade sempre permanece na mão de quem oferece maçãs envenenadas(("A fragrância sempre permanece na mão de quem oferece flores ."))
    Obrigado pela visita!
    Boa quarta!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Jac,

    Boa noite! Tudo bem? Criativo demais, mas também reflexivo.
    Vou pegar uma frase que me despertou: "Talvez a forma como todos insistem em vê-la a tenha deixado assim"; Isso me fez pensar que há justificativa até para o erro, não falo que é correto, mas as razões são íntimas e talvez, fruto de uma situação não resolvida.

    Ando assim, como os personagens, tentando entender as razões.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  8. Fiquei a imaginar a cara da bruxa agora em frente ao espelho(pensando no seu interior) com ar de sem graça roçando a sua lin...,digo horrorosa cara refletindo: talvez, talvez.......

    Jacques a sua singularidade na escrita, a perspicácia, a sutileza e a criatividade falando com os seus personagens é incrível.
    Adoro. São diálogos que vejo também como excelentes peças teatrais que poderiam ser fragmentados com os outros diálogos do seu blog.

    Uma linda semana para você cheia de inspirações como essa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Jacques, boa tarde!

    Ah, meu amigo, gostei demais dessa nova versão da estória da Branca de Neve, com diálogos envolventes criando um ápice interessante e reflexivo, entre madrasta e enteada. Essa sua versão, seria certamente a estória que eu gostaria de contar pra minha neta Rafaella, e pras nossas crianças lá das comunidades em que nosso grupo espírita auxilia. Pode ser que em outros tempos, o conteúdo desse tipo de estórias, assim como da Chapézinho Vermelho, Cinderela e outras, tivessem a sua razão de ser, naquele contexto do passado, mas nos tempos atuais, me parecem pedagogicamente incorretas...rsss.

    Agradeço a sua visita ao Sementes Preciosas, e também às palavras sensatas comentadas.

    Beijinhos pra você!! Até mais...

    ResponderExcluir
  10. Parece que está havendo um consenso nestes tempos de que as histórias da carochinha, os contos de fada, podem nos ensinar muito mais do que a moral que tais histórias pretendiam transmitir.
    E é exatamente o que a sua história mostra. Uma bruxa má, invejosa, assassina, e uma princesa irônica que lhe dá lições de moral por tabela. E a cereja do bolo: a bruxa "serve a carapuça", ou deveria dizer o "capuz"... e passa a refletir sobre suas atitudes...

    Olha,tenho que te parabenizar! Excelente, tanto o texto quanto a ideia!

    Um abraço pra você,Jacques!

    ResponderExcluir
  11. corrigindo: a bruxa "veste" a carapuça.

    ResponderExcluir
  12. Você nos mostrou como um diálogo pode ser produtivo para quem tem uma visão deturpada da vida e das pessoas. Para quem alimenta o mal e não compreende atitudes de doação e desprendimento. E também, que todos podem refletir (se a bruxa se dispôs a fazê-lo) diante de verdades que não vem abraçando. Excelente, meu amigo! Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Amigo Jacques,
    Nessa versão o bem vencendo logo o mal pela sabedoria deixou a história muito menos trágica e mais cômica. Seria bom se quando alguém fosse praticar o mal, refletisse, assim, o mundo seria bem melhor e mais divertido. Espelho é que não falta para tal.
    Realmente a velhinha tem grande beleza interior.
    Ri muito com o "bardo gago".
    Cara, essa bruxa é mais feia que a situação do Carlinhos Cachoeira.

    Bela e sábia comédia, amigo!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Amigo e blogueiro Jacques! Como vai? Aqui em Sampa o frio está tipicamente gaúcho cara. rsrsrs

    Bem, como é trivial o seu diálogo novamente apresenta criticidade exemplar. Parabéns! Gosto da maneira com que escreve. Aqui, eu só acrescentaria que de fato é evidente o enaltecimento da beleza exterior pela sociedade, e isso é um dos males que acompanha o homem desde muito antigamente, só se alteraram os padrões de beleza, enfim, a maioria das pessoas observam exclusivamente o que há por fora, pois é mais fácil, é mais exibicionista.

    Grande abraço Jacques!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  15. Olá caro amigo,

    Gostei demais desse diálogo, o final foi ótimo...

    Abçs

    ResponderExcluir
  16. Olá, Jacques, tudo bom?
    Acho que essa sinceridade toda era o que faltava para que a Madrasta repensasse seus atos.
    É a psicologia estragando os contos de fada e salvando mais uma alma perdida! rsrs
    Excelente diálogo. Parabéns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá,Jacques!!
    Muito legal essa nova versão,amigo!!Bem reflexiva!!
    Noite de paz pra ti.
    Beijos no core.Soninha.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Jacques!
    Que diálogo delicioso!
    Se ele realmente tivesse existido, a madrasta malvada teria se livrado de seu triste fim e não teria provocado tanto sofrimento. Apenas se tivesse olhado menos no espelho e mais para dentro de si mesma...
    Excelente leitura, que eu agradeço!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. eis o verdadeiro espelho: não aquele que nos mente por recear as investidas da nossa fúria por via de uma palavra deslocada; mas o da acariação, onde as retinas alheias ajudam a delimitar as diferenças que unem e não as que separam. cheguei a ter pena da pobre velhinha, neste texto :)

    abraço, jacques!

    ResponderExcluir
  20. Cara, eu concordo com o Jorge Pimenta,.
    E essa versão do conto de fadaS(?... Tá muito legal, um primor**
    Eu ñ assisti o filme porque pensei q era para crianças e vê só o que perdi... finalmente a bruxa se redimiu¨¨*final feliz" ; mas, e a madrasta(?)
    A cada dia tenho mais medo delas> vês "Avenida Brasil? ... dá nervoso!
    As madrastas estão matando "torturando as criancinhas, tenho muito medo.
    Gostei imensamente desse post e me surpreendi¨¨ já disse, eu fiz uma ideia errada do filme, mania de ñ ler a sinopse.
    A aparência não quer dizer nada, né?
    ...Então, aquele cara tava errado "o Vinícius de Moraes* "a beleza é fundamental q me desculpem as feias" , pois é mas existem pessoas assim, ainda!
    Como diz o cara acima: "cheguei a ter peninha dela" da bruxa!

    Bom demais!
    Beijinho, eu to de férias e "demorei a vir aqui por isso, passeando*... enfim, "valeu a pena hehe

    ResponderExcluir
  21. Oi Jacques! Muito bom! Sabe, cheguei a sentir uma peninha da bruxa rs. Gostei muito do seu blog, tenha um fim de semana de paz, abraços!

    ResponderExcluir
  22. Meu amigo mas que bruxinha feinha ,
    nem sei se da dó ou .......
    Gostei
    Deixo aqui um abraço pelo dia do amigo
    espero ter sua amizade sempre
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  23. OLÁ JACQUES
    Muito bom esse dialogo. Amigos são anjos enviados por Deus
    para que não nos sintamos sozinhos aqui na terra.
    Quando temos um amigo, temos tudo em dobro:
    coração, braços, pernas, ombros e olhos.
    Porque um amigo é alguém que sempre pensa na gente,
    que se preocupa, nos ouve, nos conforta que
    sente saudade quando estamos distantes.
    A amizade é a irmã gêmea do amor;
    é o amor na sua forma pura e desinteressada,
    é amor partilhado e compartilhado, dividido, dado,
    sem que nada seja esperado em troca.
    Um amigo sabe sofrer as nossas dores,
    não como se fossem as suas,
    mas consciente de que são nossas e
    de que precisamos mesmo é do seu apoio.
    Virtuais ou reais, amigos são anjos
    enchendo nossos dias das bênçãos de Deus.

    ResponderExcluir
  24. Rs... Haha, o bom sobrepondo o mau..., quando se pondera o ego.
    Meu querido amigo, adoro essas suas metáforas, esses seus diálogos insinuantes, prontos para serem refletidos. Beijos e bom final de semana.
    PS.: Entendi que o face lhe manda sempre solicitação da data de aniversário, por isso, resolveu me dizer. Jacques, me desculpe, mas apenas sigo o que o sistema me oferece. Talvez, você me enviando o pedido dele (do calendário), pare de receber essas solicitações. É isso mesmo que eu entendi...?! Desculpe-me, não sei como evitar... À propósito, espero que eu tenha lhe dado os parabéns na data certa, pois eu nem sei se já estava cadastrada no face, na época. Beijos e FELIZ DIA DO AMIGO, para você, também...!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Jacques,

    Excelente o diálogo! Criatividade e argumento não lhe faltam.

    Creio que não somente a bruxa deve refletir, mas todos nós.
    Afinal, pontos de grande importância foram focalizados neste interessante diálogo, ou seja: a importância de aprender a ver além das aparência; a primazia da beleza interior sobre a exterior e a necessidade de olharmos para dentro de nós mesmos.

    Obrigada pelas agradáveis e atenciosas visitas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  26. Ahhh

    Mas que maravilha, o bem vencendo o mal... e a madrasta se torna espelho? Quem reflete é espelho, que abre mão se si para mostrar o outro.

    Bacana, Jacques. Fico impressionada de onde você tira essas coisas, tem um bauzinho de idéias invertidas, é isso?

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Ler teus posts é sempre uma garantia de diversão de de reflexão Jacques, gostei muito deste e ele me me fez pensar sobre o quanto valorizamos a aparência física a ponto de excluirmos pessoas de nossos convívios, favorecer uns em detrimentos de outros no mercado de trabalho e até chegarmos ao cúmulo (vi isso hoje em um vídeo de stand-up) de dizer que uma pessoa não é humana por ela não se enquadrar nos padrões de beleza... Curioso porque continuamos, com o apoio da indústria cultural, a dizer para nossas crianças que a beleza interior é importante, um absurdo que está presente neste que é um das mais clássicas histórias infantis, que você desconstruiu muito bem!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/07/pearl-jam-twenty.html

    ResponderExcluir
  28. Gosto de pessoas criativas e vc é muito, ótimo texto.

    ResponderExcluir
  29. Olá Jacques!

    Adorei este teu diálogo, entre a Branca de Neve e a Bruxa Má!

    Um diálogo muito construtivo.

    Parabéns! :)

    Obrigada pela visita e pelos comentários.

    Um beijo,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Não sei mais se chamo você por Jacques ou por gênio. O fato é que todos os seus escritos são fantásticos. Geniais. Nesse, aprendo que bom mesmo é descobrir que somos pequenos. Então, tornamos-nos grandes. Abraços e mais que ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  31. Jacques,
    Como sempre seu texto é de fazer rir e pensar um bocado. Nesse caso, deixarmos de olhar o aparente e ver mais além, enxergar a essência da pessoa. A bruxa vai refletir e acho que devemos pegar o embalo dela e fazermos o mesmo.
    Bom, bom e bom querido!
    beijokas doces e bom domingo.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia com alegria pra vc tbém!
    Vim tomar um cafézinho com vc e desejar
    o melhor pq sendo essa pessoa maravilhosa
    merece todo meu carinho
    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  33. OLá Jacques, boa noite!!

    Bem, eu penso que muitos mestres Yoda cruzam os nossos caminhos todos os dias, e nos falam, e ficamos assim, feito o Luke, sem entender direito, porque não nos interessa muito o que eles tem a nos dize r. Podem ser o "yoda pai," "yoda mãe", "yoda irmã", "yoda professor"...e ficamos sem compreender o sentido do que desejam nos dizer, com sua sabedoria. E a admiração de Luke é a mesma de todos nós por observarmos, as vezes, que mesmo em idade madura, ou avançada pode-se mudar de idéia, porque não?


    Muito grata , Jacques, pelos dois comentários lá no SEMENTES PRECIOSAS!
    Excelente final de semana pra

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde,Jacques

    Amigo o escrito está fantástico e serve para uma reflexão do mal e do bem.E quem não lembra da Branca de Neve, os sete anões e a bruxa malvada.
    Amigo você fez um bom dialogo e a bruxa é tão feia que sente uma amargura dentro de si própria, dá até dó.rsrs.

    Tenha uma boa tarde.Bjs

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… fiquei imaginando o susto! Fico pensando que escutar a enteada apresentar todos os seus defeitos deve ter sido difícil para a petulante madrasta! Nunca é fácil… lembrei de Once upon a time, onde a madrasta é bem… bem, a madrasta! Solidãããããão rules… se ela vai refletir, ainda não sei, pois ainda estou no meio da temporada… mas, calei! Afinal, vc ainda não assistiu.

    Agora, vamos falar sério… esse lance de beleza é bem importante de se falar. Tenho uma sobrinha que tem 11 anos. Ela é linda… linda mesmo! É queridona… um focinho de coco. Mas, está numa fase de achar que beleza é tudo. Durante as férias ela ficou aqui em casa e foi muito bom, pois conversamos bastante sobre essas questões. Vejo o quanto eu sempre fui diferente. Não tenho falsa modéstia em dizer que não era uma adolescente bonita. Pelo contrário… contudo, eu sempre tive o pé no chão e sempre fui muito de dar valor ao interior(sem hipocrisia, juro!). Cair nessa onda de achar que beleza é tudo é uma grande armadilha. Enfim, gostei demais de seu texto!!

    bjks, parento JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  36. Você viu que eu coloquei esta foto no meu perfil?
    Não que eu seja tão linda, apenas um pouco parecida. rsrsrs
    Beijos!!

    ResponderExcluir